O Secretário de Parcerias de Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, informou em entrevista que o Governo do Estado de São Paulo pretende lançar a consulta pública para a concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM ainda neste ano. As declarações foram feitas à Revista Ferroviária.
Benini também mencionou que a Linha 14 será um “VLT de alta capacidade”, e que a ideia é conceder as duas linhas em conjunto. O projeto do novo serviço contempla a ligação entre Guarulhos e o ABC Paulista. A CPTM projetou o eixo de transporte para atender a região do Jardim Irene, em Santo André, próximo à Vila Luzita. No entanto, estudos do PITU 2024 indicam que a linha pode chegar ao centro de São Bernardo do Campo.
A nova ligação ainda deve atender bairros da Zona Leste de São Paulo, como Sapopemba e Itaquera, além do Bairro dos Pimentas em Guarulhos.
O edital pode ser lançado ainda em 2025, mas após o leilão das linhas 11, 12 e 13, também programado para o ano que vem.
Se o plano do governo estadual se concretizar, a CPTM deixará de operar linhas na Região Metropolitana de São Paulo.
Visitas técnicas
Benini mencionou na entrevista que, antes mesmo da consulta pública das linhas 11, 12 e 13, realizada no mês passado, empresas interessadas nesses ramais já haviam feito visitas técnicas. Segundo ele, isso representa um aprimoramento do processo de concessão, em comparação ao pacote da Linha 7 e Trem Intercidades, quando a visita técnica ocorreu apenas após a consulta pública.