Atualmente, a Linha 15-Prata de monotrilho transporta aproximadamente 130 mil passageiros por dia, enquanto a Linha 13-Jade da CPTM atende cerca de 20 mil passageiros diários.
Mesmo somando as duas linhas, o volume de passageiros não deve alcançar o esperado para a futura integração com a estação São Joaquim da Linha 1-Azul.
Implantada em 1975 sob a Av. Liberdade, junto à R. São Joaquim, a estação conta com plataformas laterais, mezanino de distribuição e acessos em ambos os lados da avenida. Localizada próxima a prédios residenciais, hospital e diversas escolas e universidades, a estação registra alta demanda em períodos escolares.
O número médio de entradas na estação, que era de 19.600 passageiros por dia em 1980, atualmente atinge 51.600. Com a futura integração com a Linha 6-Laranja, a demanda deve saltar para 203.180 passageiros por dia, segundo o relatório de empreendimentos do Metrô.
Obras em andamento pelo Metrô
Atualmente, estão sendo realizados trabalhos no novo Edifício Técnico Operacional (ETO), com escavação e execução da estrutura da vala.
Obras pela Linha Uni
A estação da Linha 6-Laranja está 39,02% concluída, de acordo com o site da Linha Uni, empresa responsável pela construção do novo ramal que ligará Brasilândia à estação São Joaquim.