A Infra S.A, controlada pela União através do Ministério da Infraestrutura, lançou uma licitação para elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) visando à implantação e exploração de transporte ferroviário de passageiros em seis trechos no país, em regiões que já contam com vias férreas.
O governo pretende aproveitar ferrovias existentes para o transporte de cargas, mas que estão subutilizadas, com o objetivo de implementar as futuras linhas de passageiros.
Nos últimos dias, a empresa habilitou um consórcio de empresas participantes. Os trechos foram agrupados em dois lotes. O Lote 1, também denominado Lote Nordeste, será composto pelas ligações ferroviárias entre Salvador (BA) – Feira de Santana (BA); São Luís (MA) – Itapecuru Mirim (MA) e Fortaleza (CE) – Sobral (CE). Já o Lote 2, denominado Lote Centro-Sul, agregará as ligações Brasília (DF) – Luziânia (GO); Rio Grande (RS) – Pelotas (RS) e Londrina (PR) – Maringá (PR).
O Consórcio Ferroviário Evtea foi habilitado para o Lote 1. O grupo é formado pelas empresas Systra Engenharia e Consultoria Ltda. (líder); Houer Consultoria e Concessões Ltda.; Tylin Brazil Ltda. e m Viana Sociedade de Advogados.
Enquanto o Consórcio Ferrovias Centro-Sul foi habilitado para o Lote 2. O grupo é formado pelas empresas Volar Engenharia Ltda. (líder); e AeT Arquitetura Planejamento e Transportes Ltda.
Os trechos
O trecho entre Salvador (BA) – Feira de Santana (BA) terá 107 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA:
O trecho entre São Luiz (MA) – Itapecuru Mirim (MA) terá 116 km de extensão e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL):
O trecho entre Fortaleza (CE) – Sobral (CE) terá 240 km de extensão e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL):
O trecho entre Brasília (DF) – Luziânia (GO) terá 62 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA:
O trecho entre Rio Grande (RS) – Pelotas (RS) terá 64 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Rumo:
O trecho entre Londrina (PR) – Maringá (PR) terá 133 km de extensão, e atualmente é faz parte da malha da Rumo: