Trem vermelho com grafites no primeiro carro, circula por trilhos abaixo de um sistema de catenária. O trem é visto pela frente, na diagonal com o céu azul claro ao fundo. O chão é com pedras de cor marrom.
Sistema de catenária alimenta o trem DB 425 581 enquanto entra na estação ferroviária de Emmerich, na Alemanha. 2014. Foto de Rob Dammers, CC BY 2.0 , via Wikimedia Commons.
Mobilidade Urbana

O que é um sistema de catenária?

Em termos ferroviários, um sistema de catenária refere-se ao conjunto de cabos suspensos e equipamentos associados usados para distribuir eletricidade a um veículo ferroviário, como um trem ou um bonde. Este sistema é característico de ferrovias eletrificadas.

A catenária consiste principalmente em um ou mais cabos aéreos suspensos acima dos trilhos. Estes cabos são sustentados por uma série de postes e são projetados para manter uma tensão específica e uma altura constante acima do nível dos trilhos para permitir uma conexão estável com o pantógrafo do veículo.

O pantógrafo é o dispositivo montado no teto do veículo que desliza ao longo do cabo, capturando a energia elétrica necessária para a operação do trem.

Pantógrafo funcionando em trem na cidade de Hong Kong. 2013. Foto de Ralf Roletschek, CC BY 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/3.0>, via Wikimedia Commons.

O design e a manutenção adequados do sistema de catenária são vitais para garantir uma alimentação elétrica eficiente e segura para os trens, permitindo uma viagem rápida e confiável. Diversos modais podem usar esse sistema de alimentação, como metrôs, trens, VLT’s ou trolebus.

Aqui estão algumas vantagens e desvantagens desse sistema em comparação com outros métodos de alimentação de energia para trens:

Vantagens do sistema de catenária:

  • Eficiência energética: A transmissão direta de eletricidade através dos cabos aéreos é altamente eficiente, com mínimas perdas de transmissão.
  • Alta capacidade e velocidade: Permite a operação de trens a altas velocidades e com alta capacidade de carga, adequada para sistemas ferroviários de alto tráfego.
  • Menos poluição: Como é um sistema eletrificado, não produz emissões locais, o que é benéfico para ambientes urbanos densos e áreas ecologicamente sensíveis.

Em dezembro de 2023, o governo do Estado de São Paulo anunciou a intenção de instalar um VLT no centro da capital paulista sem sistema de catenária, justamente para aproveitar as vantagens desse modelo de alimentação.

Desvantagens do sistema de catenária:

  • Custo inicial alto: A instalação de um sistema de catenária envolve custos significativos devido à necessidade de infraestrutura extensa e especializada.
  • Manutenção: Requer manutenção contínua e especializada dos cabos e do hardware associado para garantir operação eficiente e segura.
  • Vulnerabilidade a condições climáticas: Os cabos aéreos podem ser afetados por condições climáticas adversas, como ventos fortes, gelo e neve, que podem causar interrupções e exigir reparos frequentes.

Qual alternativa ao sistema de catenária?

Além do sistema de catenária, existe outra alternativa de sistema de alimentação elétrica de trens e metrôs. Esse sistema é chamado de terceiro trilho.

Terceiro trilho (com cobertura amarela), ao lado esquerdo dos trilhos, no sistema ferroviário próximo a estação Sokol, em Moscou, Rússia. 2022. Foto de Caughtin16k, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons.

Quer saber mais? Inscreva-se no canal do ViaTrólebus no Youtube.

YouTube video

 

Sobre o autor do post

Matheus Albino

Via Trolebus