O “terceiro trilho” é um método de fornecimento de energia elétrica aos trens, especialmente utilizado em sistemas de metrô e algumas ferrovias urbanas. Ao contrário dos sistemas de catenária, onde os cabos estão suspensos acima dos trilhos para fornecer eletricidade, o terceiro trilho é instalado ao lado dos trilhos convencionais e geralmente está eletrificado, permitindo uma transferência direta de energia para os trens por meio de um dispositivo condutor conhecido como sapata coletora ou sapata de contato.
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Quais as vantagens do “terceiro trilho”?
- Eficiência de espaço: O terceiro trilho ocupa menos espaço vertical do que os sistemas de catenária, o que o torna ideal para túneis e outras áreas com restrições de altura.
- Custos de manutenção reduzidos: O sistema de terceiro trilho tende a ter custos de instalação e manutenção inferiores em comparação com os sistemas de catenária, pois sua construção e mecanismo são menos complexos.
- Confiança: Em muitos casos, o terceiro trilho pode oferecer uma fonte de energia mais estável e confiável, crucial para sistemas de trânsito urbano que necessitam de uma operação consistente e eficiente.
- Segurança em áreas de tráfego intenso: Como o terceiro trilho está bem protegido e isolado ao nível do solo, ele oferece uma segurança adicional em áreas densamente povoadas ou em regiões onde o tráfego aéreo de fios poderia representar um risco.
- Rápida instalação: O processo de instalação do terceiro trilho pode ser mais rápido do que a montagem de sistemas aéreos, permitindo uma implementação mais rápida de novas linhas ou a expansão das existentes, independentemente da bitola.
Essas características fazem do terceiro trilho uma opção atraente para sistemas de metrô em ambientes urbanos densos, onde espaço e eficiência são primordiais.
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