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VLT sem catenária e com cinco carros: novos detalhes do “Bonde São Paulo”

Renato Lobo | Via Trolebus

A notícia que revela que a cidade de São Paulo tem planos de instalar um veículo leve sobre trilhos – VLT em sua área central repercutiu na mídia internacional especializada, e com mais detalhes.

O site International Rail Journal destaca que serão duas linhas de metrô leve com extensão total de quase 12 km em 2024, a um custo estimado de 3,7 bilhões de reais (748,2 milhões de dólares). O governo federal deverá investir R$ 1,4 bilhão no projeto por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As linhas Vermelha e Azul do VLT terão 6 km de extensão cada e 13 estações, além de uma estação compartilhada na Avenida São João, onde as duas linhas se interligam. A Linha Vermelha formará um número 8, enquanto a Linha Azul terá formato circular.

Outro detalhe revelado na reportagem mostra que as obras podem durar 3 anos, com inauguração das linhas prevista para 2027. As duas linhas serão operadas por VLTs de cinco carros, cada um com capacidade para quase 450 passageiros. A demanda é estimada em 134 mil passageiros por dia.

Os VLTs serão alimentados por um sistema de fornecimento de energia terrestre, em vez de catenária aérea, para reduzir o impacto ambiental, assim como ocorre no Rio de Janeiro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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