Trens Regionais

Ferrovia na Imigrantes: entenda como poderá ser o trem SP-Santos

A ligação entre São Paulo e Santos por meio de um trem já foi uma realidade e continua nos anseios dos futuros passageiros que desejam viajar entre as duas regiões sem depender do congestionado sistema Anchieta-Imigrantes.

Falando sobre esse conjunto de rodovias, sempre congestionado por excesso de carros, a faixa de domínio das pistas poderá abrigar um serviço ferroviário. Esse é o plano da atual gestão estadual. Desde que começou a anunciar os projetos de trens de médio percurso, o Governador Tarcísio de Freitas já fez outras apostas em trechos, como uma ligação pelo extremo sul de São Paulo. Mas, o foco agora é a implantação ao lado da Rodovia dos Imigrantes.

Segundo uma nota do governo estadual, o projeto do Trem InterCidades TIC Eixo Sul é estimado em torno de R$ 15 bilhões e entrou na etapa de estudos de viabilidade e modelagem de negócios. A extensão total do novo ramal férreo deverá ter entre 80 km e 115 km, com previsão de geração de 13 mil empregos durante as obras.

O Trem InterCidades Eixo Sul, ligando São Paulo a Santos, está sendo avaliado. Estamos considerando algumas possibilidades, como trabalhar com cremalheira, seguir paralelo à Imigrantes e fazer uma derivação com o túnel, pegando um trecho da antiga ferrovia Santos-Cajati. Tudo isso está em análise,” afirmou o Governador Tarcísio de Freitas em uma entrevista ao Estadão.

Durante uma coletiva sobre novos projetos ferroviários do programa estadual, o governador declarou que “a linha mais provável” entre a capital e Santos seria pela faixa de domínio da Rodovia dos Imigrantes.

O projeto poderá estar pronto em 2026 e o leilão pode ocorrer em 2027.

O Trajeto

O Via Trolebus teve acesso a um mapa que mostra os três trajetos estudados. O traçado do meio segue pela Rodovia dos Imigrantes. A ferrovia seguiria a faixa de domínio da rodovia até a região da interligação, quando haveria uma conexão com a Ferrovia Santos-Cajati, permitindo que o trem chegasse até Santos.

O documento que o site teve acesso ainda mostra que o segmento teria declividade, o que ajuda na viabilização do projeto. Cita ainda que a ligação poderia ser a partir da estação Santos-Imigrantes. A parada está localizada na Avenida Doutor Ricardo Jafet, que em conjunto com a Abraão de Morais, funcionam como uma espécie de continuação da Rodovia dos Imigrantes, só que em período urbano. Resta saber se os trens vão acessar a estação de metrô até a Rodovia por subterrâneo ou elevado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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