Foto: Renato Lobo - Via Trolebus
Trem de Carga

Nova via-férrea no ABC deve ficar pronta em 2024

Na semana passada, durante audiência pública sobre a Segregação Sudeste do Transporte Ferroviário de Cargas e Trevo Central Compartilhado, membros da MRS falaram sobre ações na ferrovia que parte do centro de São Paulo até Rio Grande da Serra. A audiência ocorreu no Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA.

Na prática, será construído uma via-férrea dedicada ao trem cargueiro entre a Mooca e Rio Grande da Serra. A medida deve conferir agilidade ao serviço de carga, além de liberar vias para o transporte de passageiros.

Sobre prazo de entrega da intervenção, membros da MRS falam em 2024, incluindo reformas completas de estações.

Reforma

Das quatorze estações do trecho Luz e Rio Grande da Serra, três delas terão que ser reconstruídas, o que na apresentação da MRS consta como “novas estações”. São elas: Mooca, Prefeito Saladino e Ribeirão Pires. Vale lembrar que Prefeito saladino passou recentemente por obras de acessibilidade.

Já outras três estações terão adequações: Guapituba, Mauá e São Caetano do Sul. Outras 3 terão novos acessos para passageiros: É o caso de Capuava, Utinga e Ipiranga.

Já Brás, Santo André Tamanduateí e Rio Grande da Serra não terão intervenções. No caso de Santo André, há planos por parte da CPTM em revitalizar o espaço.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus