Relatório Integrado 2020 - Metrô de SP
CPTM Metrô SP

Mapa do Metrô em 2030: Como pode ser o Metrô de SP no futuro? [Atualizado 2024]

Imagine as ruas de São Paulo entrelaçadas por uma rede de metrô e trens, estendendo-se não só por bairros distantes da capital, mas alcançando também cidades vizinhas como Taboão da Serra, Guarulhos e São Bernardo do Campo?

Esse cenário foi capturado em um mapa colorido, lembrando uma caixa de lápis de cor, que ganhou popularidade nas redes sociais. Criado em 2014, esse “mapa dos sonhos” trazia uma visão otimista para o metrô no futuro, com estações imaginadas em locais como Cidade Líder, Brasilândia e Cidade Tiradentes. Como estamos caminhando em direção a esse futuro?

Progresso e Mudanças: O Estado Atual do Sonho

Ajustes nos Planos e Expansões

O mapa mostra extensões ambiciosas para o metrô paulistano até 2030. A realidade, contudo, exigiu ajustes. A linha 2-Verde, por exemplo, tinha previsões de extensão até Cerro Corá a oeste e Dutra em Guarulhos a leste. Atualmente, o foco está na extensão até Penha, prevista para depois de 2025.

A linha 4-Amarela, com expectativas de chegar a Taboão da Serra, viu uma expansão mais modesta, com a estação Vila Sônia já entregue. A linha 6-Laranja, especialmente, destaca-se com previsão de operação entre Brasilândia e São Joaquim.

Plataforma da estação Oscar Freire. Na imagem, se vê as portas de plataforma do lado esquerdo, a tela com informações sobre a linha na parte superior e a escada de acesso ao mezanino da estação ao fundo.
Plataforma da estação Oscar Freire da Linha 4 Amarela do Metro de São Paulo. Fonte: Divulgação.

Linha 6-Laranja: Um Gigante em Construção

A Linha 6-Laranja agora se destaca como a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina. Com investimentos de R$ 18 bilhões, esta linha promete revolucionar a mobilidade na região, reduzindo o tempo de trajeto de cerca de 90 minutos de ônibus para apenas 23 minutos de metrô.

Até o momento, 6,7 km de túneis foram escavados, com nove das 15 estações já concluídas. Este mega projeto, previsto para ser entregue totalmente em abril de 2027, contará com 22 trens e espera transportar 630 mil passageiros diariamente, segundo informações do Governo do Estado de SP, divulgadas em janeiro de 2024.

Projeção 3D do interior da futura estação Vila Cardoso da Linha 6 Laranja. A imagem mostra a plataforma central com as portas de plataforma nas laterais e a clarabóia permitindo entrada de luz no teto da estação.
Projeção 3D do interior da futura estação Vila Cardoso da Linha 6 Laranja. Fonte: LinhaUni via Assessoria de Imprensa.

Ampliação e Integrações Futuras

Ainda mais ambicioso é o plano de expansão da Linha 6-Laranja, que incluirá sete quilômetros adicionais e seis novas estações, desde Velha Campinas até São Carlos, conectando-se às linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô, bem como às linhas 7-Rubi e 8-Diamante dos trens metropolitanos. Esta extensão promete uma integração ainda mais abrangente na rede de transporte de São Paulo.

Visão para 2030: Construindo o Futuro

Com o metrô em 2030 em mente, observamos um compromisso renovado com a expansão da rede de transporte, alinhado com as realidades atuais e futuras necessidades da maior cidade do hemisfério sul. O mapa das linhas planejadas do metrô completo reflete não apenas planos ambiciosos, mas também a necessidade de investimentos em transporte público de massas para uma cidade com uma população de 11.451.245 de acordo com o Censo de 2022.

O Estado Atual e Projeções

Linhas em Estudo:

Linhas em Construção:

Projetos Cancelados:

Projeção 3D de uma futura estação da extinta linha 18 bronze. Na imagem vemos uma estação elevada de monotrilho com avenidas e carros circulando abaixo dela.
Projeção 3D de uma estação da extinta linha 18 bronze. Fonte: Fernandes Arquitetos.

Em 2019, o governo do estado de São Paulo, liderado na época pelo então governador João Dória, cancelou oficialmente o projeto da linha 18 bronze do monotrilho que ligaria a região do ABC ao sistema do Metrô da capital. Como alternativa ao projeto da linha 18-bronze, sugeriu um sistema de BRT (Bus Rapid Transit), mais barato, porém menos eficiente que um sistema sobre trilhos.

A construção do metrô no futuro é uma jornada contínua, marcada pela evolução e pela adaptação aos novos desafios. Cada passo rumo à expansão da rede de metrô e monotrilho cria uma São Paulo mais acessível e conectada, com a promessa de um futuro de mobilidade renovada e eficiente.

Quer saber mais sobre essas projeções do Metro no futuro? Veja no nosso Canal do ViaTrólebus no Youtube.

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Fontes:
Metro de São Paulo – Institucional;

Metro de São Paulo – Linha 20 Rosa;

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos;

Governo de São Paulo – Linha Celeste;

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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