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CPTM

Para “via expressa”, 3 estações da Linha 10 da CPTM serão reconstruídas

Durante audiência pública sobre a Segregação Sudeste do Transporte Ferroviário de Cargas e Trevo Central Compartilhado, membros da MRS falaram sobre ações na ferrovia que parte do centro de São Paulo até Rio Grande da Serra. A audiência ocorreu nesta semana no Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA

Com a renovação da concessão da empresa que opera trens de carga, haverá segregação do trecho entre Brás e Rio Grande da Serra, com separação dos trilhos para trens de carga e de passageiros. O projeto ainda contempla espaço para um trem de passageiros até Santos, apesar de membros do Governo Estadual sinalizarem que o eixo de transporte poderá correr por outra região.

Estações reformadas

Das quatorze estações do trecho Luz e Rio Grande da Serra, três delas terão que ser reconstruídas, o que na apresentação da MRS consta como “novas estações”. São elas: Mooca, Prefeito Saladino e Ribeirão Pires. Vale lembrar que Prefeito saladino passou recentemente por obras de acessibilidade.

Já outras três estações terão adequações: Guapituba, Mauá e São Caetano do Sul. Outras 3 terão novos acessos para passageiros: É o caso de Capuava, Utinga e Ipiranga.

Já Brás, Santo André Tamanduateí e Rio Grande da Serra não terão intervenções. No caso de Santo André, há planos por parte da CPTM em revitalizar o espaço.

As intervenções basicamente são para que a via férrea comporte a instalação de um trilho dedicado ao trem de carga e um trem expresso, sem interrupções.

De acordo com membro da MRS, as intervenções estão na fase do projeto conceitual.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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