Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Novo túnel na estação da Luz já atingiu a Linha 4-Amarela

O novo túnel de ligação na estação da Luz já atingiu a região da Linha 4-Amarela de metrô, segundo postagem nas redes sociais do presidente da CPTM, Pedro Moro.

A estrutura está recebendo um processo de impermeabilização. A nova passagem envolve o embarque e o desembarque de passageiros provenientes das Linhas 7 – Rubi, 11 – Coral e 13 – Jade da CPTM, com as Linhas 1 – Azul e 4 – Amarela da Via Quatro, ambas de Metrô. Na prática a via sai de um dos saguões internos da estação até as proximidades da Linha de bloqueios da Linha 4.

Atualmente a interligação existente entre a Estação da Luz da CPTM e a Estação da Luz da Linha 4 – Amarela é feita por um corredor com dimensões insuficientes para atender à demanda de passageiros, hoje estimada em mais de 46 mil passageiros nos horários de pico (antes da pandemia), situação agravada pela dificuldade de saída do Saguão 2 e escoamento de usuários na Galeria existente, ambos na Estação da Luz da CPTM.

O novo túnel terá 125 metros, e com largura estimada de 9 metros. Essa nova ligação fará com que o túnel de ligação
existente sob a Rua Mauá seja utilizado apenas para o trânsito de passageiros entre a Estação da Luz da CPTM e a Estação da Luz da Linha 1 – Azul do Metrô.

É orçado em R$ 59,9 milhões e a previsão é que fique pronto no segundo semestre de 2025.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus