VLT

Nunes diz que centro de SP terá VLT movido a hidrogênio

A prefeitura de São Paulo segue com planos de instalar um Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT no centro da cidade, e o sistema poderá ser movido a hidrogênio, inédito no Brasil e em grande parte do mundo.

O Prefeito da cidade, Ricardo Nunes, assinou nesta quinta-feira um documento que lança uma PMI (Proposta de Manifestação de Interesse) e uma consulta pública para implantação do meio de transporte. O poder público quer consultar interessados para formular estudos técnicos. A declaração foi durante um evento no aniversário da cidade.

Trajeto e planos de obras

O poder público tem planos de iniciar as obras ainda em 2024. É orçado em torno de R$ 3,5 bilhões, com três anos de implantação. Poderá ter duas linhas:

Os dois trajetos terão extensão total de quase 12 km.  As linhas Vermelha e Azul do VLT terão 6 km de extensão cada e 13 estações, além de uma estação compartilhada na Avenida São João, onde as duas linhas se interligam. A Linha Vermelha formará um número 8, enquanto a Linha Azul terá formato circular.

A linha vermelha segue pela São João até a Avenida Duque de Caxias, depois à direita no sentido da Estação Júlio Prestes. Chega no Bom Retiro pela Rua José Paulino e contornando o bairro pelas ruas do Areal, Solon, Matarazzo, Mamoré e Prates. E então, o VLT fará sua parada na estação Luz, seguindo pela Avenida Casper Líbero, passando pela Rua Antônio de Godói até retornar ao Largo da Paiçandu.

A segunda (azul), parte também da São João, depois a Avenida Ipiranga, com parada em frente à estação República, e contorno à esquerda na Rua da Consolação até a Praça Dom José Gaspar. Depois acessa os viadutos Nove de Julho e Jacareí e a Rua Maria Paula, próximo ao terminal de ônibus do Praça da Bandeira.

Depois pelo Viaduto Dona Paulina, a Praça João Mendes até a Rua Anita Garibaldi, ao lado Praça da Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), no sentido Zona Leste. Depois pela Rua da Figueira e as avenidas Mercúrio e Senador Queirós.

O VLT chega na Avenida Prestes Maria sentido o Vale do Anhangabaú, passando em frente à estação São Bento. Por fim, o veículo volta para a Avenida São João.

As duas linhas serão operadas por VLTs de cinco carros, cada um com capacidade para quase 450 passageiros. A demanda é estimada em 134 mil passageiros por dia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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