Metrô

Metrô de Paris transforma sua segunda linha mais movimentada em automática

A Linha 4 do Metrô de Paris foi convertida em operação totalmente automática, ou com grau de automação 4. Trata-se da segunda linha mais movimentada da rede de metrô parisiense.

O ramal conta com 14 km de extensão, entre Porte de Clignancourt, no norte, até Bagneux-Lucie-Aubrac, no sul, e transporta 700.000 passageiros por dia. É a única linha em Paris que faz baldeação com todas as outras rotas de metrô e RER. Foram investidos cerca de € 480 milhões.

O projeto começou em 2013. Em 2015, a Siemens Mobility obteve um contrato para fornecer o seu sistema de sinalização CBTC. Os testes dinâmicos começaram em 2022. Os serviços de fim de semana e noturno foram totalmente automáticos em maio de 2023, e a última condução manual terminou em dezembro de 2023.

O novo sistema de controle de trens permite um intervalo mínimo de 85 segundos, embora em serviço normal os trens circulem a cada 105 segundos nos horários de pico.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus