VLT

Curitiba quer VLT no lugar de trajeto de corredor de ônibus

O projeto de um Veículo Leve sobre Trilhos – VLT em Curitiba deu mais um passo: o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel (PSD), assinou um contrato com o BNDES para a realização de um estudo sobre a viabilidade do sistema de transporte.

O VLT ligaria o centro até o Aeroporto Afonso Pena, que fica em São José dos Pinhais, na região metropolitana. Parte do trajeto deve correr por via que hoje abriga ônibus.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Estado e a Prefeitura de São José dos Pinhais – terá como ponto de partida o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal do Boqueirão, com destino final no Centro Cívico de Curitiba. (SMCS).

A constituição desse contrato para viabilidade técnica, econômica e ambiental do eixo VLT São José dos Pinhais ao Centro Cívico (Curitiba) é possível pela credibilidade, responsabilidade e confiança dessas administrações (Prefeitura de Curitiba, Prefeitura de São José dos Pinhais e Governo do Estado do Paraná) no transporte metropolitano”, disse Eduardo Pimentel, após a assinatura digital do contrato, em evento também transmitido por videoconferência aos dirigentes do BNDES.

Prefeito em exercício Eduardo Pimentel, acompanhado da prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, do diretor-presidente da AMEP, Gilson dos Santos, assina contrato com o BNDES para estudo de implantação do VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais.
Curitiba, 25/01/2024.
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Trajeto

Orçado em R$ 2,5 bilhões, e com carregamento de 160 mil passageiros por dia, o trajeto deve contemplar 27 paradas, sendo quatro em terminais de integração: Hauer, Carmo, Boqueirão e Terminal Central (São José dos Pinhais). Os terminais deverão receber reformas também, segundo a proposta. O percurso passará ainda por 23 estações de embarque e desembarque entre as duas cidades.

A maior parte do trajeto será em superfície. Apenas o trecho entre o Terminal Central e o Aeroporto Afonso Pena (3,2 km) poderá ser elevada. Há também possibilidade da implantação do transporte em parte subterrânea no Centro Cívico, em virtude do nível de tráfego da região e também quanto ao impacto causado à paisagem urbana.

VLT no lugar de BRT

A nova linha poderá utilizar a estrutura do corredor de ônibus exclusivos com 10,6 km de extensão na Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Praça Carlos Gomes no centro Curitiba e o Terminal Boqueirão, onde opera atualmente um eixo de BRT, que será descontinuado, segundo a prefeitura.

Nesta primeira etapa, o recurso de R$ 12,5 milhões disponibilizado para contratação e constituição do estudo de viabilidade técnica e econômica será totalmente absorvido para o futuro possível concessionário da nova linha de transporte, sem custos aos municípios (Curitiba e São José dos Pinhais) ou para o Governo do Estado.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus