Divulgação
SPTrans

SP tem 152 ônibus elétricos prontos, mas falta infraestrutura de recarga

Cerca de 152 novos ônibus elétricos estão prontos para serem inseridos no sistema municipal de transporte da cidade de São Paulo, segundo reportagem do G1. Atualmente, a capital conta com 67 veículos movidos a bateria.

No entanto, o número está longe dos 600 ônibus elétricos prometidos para 2023, segundo fala do prefeito Ricardo Nunes. A administração municipal tem a previsão de alcançar 20% da frota dos ônibus movidos a energia limpa. Seriam portanto 2.400 ônibus circulando até o final de 2024.

Ha ainda outro problema relacionado a adoção da tecnologia: infraestrutura de carregamento. O próprio prefeito informou que mesmo que a cidade atinja a meta, ainda falta estruturar as estações de abastecimento. A responsabilidade seria da Enel, segundo ele.

Concessionárias têm mandado fotos de ônibus que estão prontos e estão me falando aqui que a Enel não está colocando a infraestrutura, o que é isso? Nas garagens, colocar a infraestrutura para poder carregar a bateria.”

Trata-se de mais um capítulo da crise entre a atual gestão e a empresa de energia, que começou após as fortes chuvas e corte no fornecimento de energia elétrica pelo rompimento de cabos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus