Mobilidade Urbana

Tarcísio sinaliza possível aumento de tarifa de metrô e trem

Renato Lobo | Via Trolebus

O Governador Tarcísio de Freitas sinalizou que a tarifa do Metrô e da CPTM poderá subir em 2024. “A tarifa está congelada há muito tempo e a gente tem que começar a fazer conta. Ou eu repasso alguma coisa pra tarifa ou a gente permanece com ela congelada e eu aumento o subsídio. Quanto mais tempo a tarifa ficar congelada, mais subsídio a gente a gente vai ter”, afirmou nesta semana.

Segundo ele, a medida de manter a tarifa pode “prejudicar a saúde financeira das empresas”. “Eu tenho uma responsabilidade contratual de manter o sistema operando. Até porque as empresas públicas, Metrô e CPTM, não vão ter solvência financeira se não houver repasse. E o fato da tarifa estar congelada há muito tempo vai prejudicar a saúde financeira das empresas”, disse.

O governador ainda falou que “o orçamento é finito”, e que vai “ter que tirar de alguma política pública”. “Vou ter que colocar na balança qual é a política pública que vai pesar mais. Porque não tem almoço de graça”, disse.

O valor de R$ 4,40 está em vigor desde janeiro de 2020 nas linhas de metrô e trem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus