Ônibus

Comitiva do Chile conhece fábrica de ônibus da Mercedes-Benz em SP

Uma comitiva do Governo do Chile composta por Sebastian Depolo, Embaixador do Chile no Brasil, Juan Carlos Salazar, Cônsul do Chile em São Paulo, e representantes de vários ministérios e departamentos, visitou a fábrica de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.

Os visitantes conheceram a linha de produção de chassis de ônibus, que produz a linha de chassis de ônibus urbanos e rodoviários da América Latina.

A comitiva conheceu em detalhes o portfólio de produtos da marca, com destaque especial para o eO500U, o chassi de ônibus urbano elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil para o mercado interno e para países da América Latina.

No local, também são fabricados ônibus elétricos. O Via Trolebus recentemente visitou o local:

YouTube video

“Hoje contamos com uma frota de 2.200 ônibus elétricos e continuaremos apostando em energia limpa. Assim, como DTPM estamos trabalhando em novas licitações que abrangerão 30% do sistema por meio de processos internacionais, que visam convocar o máximo de licitantes e que envolvem operadoras de ônibus, fabricantes e financiadores. Neste contexto, visitamos hoje esta fábrica da Mercedes-Benz para ver em campo a unidade eO500U, que será testada no Chile nas próximas semanas e que poderá ser o primeiro ônibus elétrico fabricado na América Latina a se juntar à nossa frota. Adicionalmente, estamos a implementar concursos tecnológicos complementares para gestão de frotas, bilhética e sistema de informação ao utilizador. Valorizamos a oportunidade de compartilhar boas práticas e participação nos processos de transformação da indústria”, disse Paola Tapia, diretora de transporte público metropolitano de Santiago.

Testes com ônibus elétrico no Chile

A Mercedes-Benz do Brasil deve enviar seu modelo eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias, para o Chile. Trata-se de uma parceria com a Daimler América Latina e com a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz.

“Este moderno veículo especialmente indicado para centros urbanos, que segue a tendência mundial da eletromobilidade, foi desenvolvido para o Brasil e para a América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes”, diz Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Seus benefícios para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo, em alinhamento com a estratégia global de práticas de ESG da Daimler Buses”.

Divulgação

Segundo o executivo, a Mercedes-Benz do Brasil está se dedicando fortemente a eventos para lançamentos e demonstrações de chassis de ônibus nos mercados da região. “Estamos planejando também ações em outros países, reforçando o compromisso com clientes dos segmentos urbano, rodoviário, turismo e mineração, reafirmando a presença da nossa marca na América Latina”, afirma Jens Burger.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus