Monotrilho

Cairo testa monotrilho “irmão” da Linha 15-Prata de SP

Cairo passou a testar seu novo sistema de monotrilho, o chamado Monotrilho do Nilo Oriental, em um ramal da Linha 3 do metrô. Os experimentos foram iniciados em 5 de novembro. O Ministro dos Transportes, Kamel Al-Wazir, anunciou que a linha será entregue em abril do próximo ano.

A linha de 56,5 km com 22 estações liga o Estádio do Cairo na Linha 3 do metrô em Nasr City com Arts & Cidade da Cultura na Nova Capital Administrativa, onde será feito o intercâmbio com a linha ferroviária suburbana Capital Train.

Um contrato de € 2,7 bilhões foi estabelecido para projetar, construir e operar por 30 anos duas linhas de monotrilho sem condutor servindo a aglomeração urbana do Cairo. O acordo foi com um consórcio da então Bombardier Transportation (agora Alstom), Orascom Construction e Arab Contractors estabelecido em agosto de 2019.

A segunda linha do pacote, a Linha do Nilo Ocidental com 42 km de extensão, está em construção entre a cidade de 6 de outubro e a estação Wadi El Nile na Linha 3 do metrô em Gizé, a oeste do Cairo.

A Alstom está fornecendo 70 trens Innovia 300 de quatro carros de sua fábrica em Derby para as duas linhas de monotrilho. Os dois primeiros veículos foram entregues em setembro de 2021. Trata-se do mesmo modelo utilizado em São Paulo, na Linha 15-Prata.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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