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Proposta prevê aeromóvel entre SP e Guarulhos e Diadema

Durante o workshop “Inovação e expansão da rede de transportes públicos da STM”, realizado no Instituto de Engenharia, foi revelado que o sistema aeromóvel pode ser composto por trens de até seis carros. Em um painel, foi revelado as capacidades possíveis do sistema de transporte que conta com tecnologia brasileira.

Os trens podem levar até 900 passageiros, e intervalos de 120 segundos, o que viabiliza o transporte de 24 mil passageiros por hora e por sentido:

O sistema está sendo implantado no Aeroporto de Guarulhos e opera em Jacarta e em Porto Alegre.

Prolongamentos propostos

O fórum recomendou alguns eixos de transportes que poderiam comportar o aeromóvel, de acordo com palestra de Flamínio Fichmann, Arquiteto e urbanista, diretor e coordenador do Grupo de Mobilidade Urbana da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE):

  • Prolongamento da Linha 1 do Metrô até Diadema;
  • Prolongamento da Linha 1 do Metrô até o centro de Guarulhos;
  • Prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô até a Lapa;
  • Prolongamento da Linha 4-Amarela do Metrô até Taboão;
  • Prolongamento da Linha 13 da CPTM até bairro dos Pimentas;
  • Da estação Butantã até Cotia;
  • De Vila Olímpia até São Judas, por meio da Avenida dos Bandeirantes;
  • Da estação Faria Lima até Vila Mariana, via Parque do Ibirapuera.

O Aeromóvel

Os veículos correm em via elevada, sendo que as estruturas possuem um duto de ar pressurizado, alimentado por motores ao longo do caminho. Esse ar que passa por dentro a viga é o responsável pelo deslocamento dos trens, ou seja, sua propulsão é pneumática.

Em outras palavras, uma espécie de vela presa à parte inferior do trem ligada ao duto, traciona o veículo quando há o deslocamento de ar.

Inspiração na aviação

O aeromóvel está presente em Porto Alegre, no Aeroporto Salvado Filho, e foi inventado pelo gaúcho Oskar Hans Wolfgang Coester. Oskar esteve a frente do setor de manutenção de aeronaves da Varig, sob o comando de Rubem Berta.

Arquivo Marcopolo

O inventor levou para o meio de transporte conceitos fundamentais da aviação, que são redundância e falha segura. Os dutos de ar nas vigas impedem a colisão entre veículos adjacentes (evitada pela compressibilidade do ar dentro do duto que mantém afastadas entre si as aletas impulsoras dos veículos).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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