Durante o workshop “Inovação e expansão da rede de transportes públicos da STM”, realizado no Instituto de Engenharia, uma palestra de Alberto Epifani – Coordenador de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, revelou a nomenclatura da nova Linha 24 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos: trata-se da Linha 24-Quartzo.
O novo eixo ferroviário está na fase inicial de estudos, e não há prazo de implantação. Epifani ainda revelou que a proposta estudada pode ligar o Campo Limpo, em integração com a Linha 5-Lilás, até Alphaville:
Em um documento mais antigo, o chamado “Projeto funcional e estudos de viabilidade ambiental e econômico-financeira de um novo serviço para atendimento à Alphaville e Tamboré no município de Barueri”, mostrava a Linha menor, indo de Barueri até Taboão da Serra:
Nesta configuração, o novo eixo de transporte poderia ter sua extensão aproximadamente 60% projetada em vias elevada, 20% em implantação em subterrâneo e 20% em superfície. Na Área de Influência Indireta (AII) do empreendimento residem 3,3 milhões de habitantes, enquanto a Área de Influência Direta (AID) atende cerca de 700 mil habitantes.
Nas informações mais recentes, é indicado que o projeto foi revisado, ganhando o eixo sul até Campo Limpo:
VLT
O documento ainda sem a extensão até Campo Limpo sugere a solução metrô leve, com aproximadamente 560 mil
passageiros atendidos por dia útil. Na hora pico da manhã a previsão é de pouco menos de 82 mil passageiros, sendo
45,5 mil no sentido Barueri – Taboão da Serra e 36,5 mil no sentido Taboão da Serra – Barueri. A demanda de máximo carregamento, utilizada para dimensionamento da oferta, está estimada em 28,7 mil passageiros no sentido Barueri – Taboão da Serra e em 19,9 mil passageiros no sentido Taboão da Serra – Barueri.
Neste cenário, a linha teria metrô leve, chamado também de veículo leve sobre trilhos, com seis carros, largura de 2,80 metros e comprimento de 18 metros por carro (trem com 108 metros de comprimento). Esta configuração permite uma capacidade total de 1.200 passageiros por trem.
A Linha 24 poderia ter intervalo de 150 segundos, que será ampliada para intervalos de 130 segundos. Considerando este valor, a frota necessária será de 32 trens, sendo 29 operacionais.
Estações em Osasco
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, em suas redes sociais, falou a respeito da nova linha 24 – Arco Oeste.
De acordo com a postagem do prefeito, o novo eixo de transporte deve cortar regiões importantes, por meio das estações a seguir:
- Jardim D’Abril
- Sanazar
- Nova Granada
- Santo Antônio
- Jardim Roberto
- São Pedro
“Serão as novas estações do Arco Oeste, linha que ligará região da Faria Lima (?) com a Região de Alphaville. Agradecemos a CPTM e a Secretaria de Transportes do Estado por nos apresentarem o projeto, para discutirmos e compartilharmos ideias”, escreveu o chefe do executivo.