O projeto da Linha 20-Rosa do Metrô sofreu algumas alterações em seu traçado, e uma dos mais significativos foi a realocação da integração com a Linha 4-Amarela, da estação Faria Lima para a Fradique Coutinho.
O Via Trolebus encerra neste texto as análises das futuras paradas do eixo metroviário que terá 31,1 km e 24 estações, ligando a capital e o ABC Paulista.
O Estudo de Impacto Ambiental do novo eixo metroviário que vai ligar as estações Santa Marina e Santo André mostra que a futura parada será na avenida Rebouças, sentido centro, na altura do número 2400, no Jardim Paulistano:
Integração entre as linhas 4-Amarela e 20-Rosa
O documento mostra que a integração com a estação de mesmo nome da Linha 4-Amarela, será realizada através um túnel de conexão, de dois níveis sob a rua Teçaindá, conectando o mezanino e a plataforma da estação da Linha 4-Amarela ao poço da Linha 20-Rosa.
O túnel que vai partir da parada na Avenida Rebouças vai alcançar o mezanino da Linha 4-Amarela para os passageiros que chegam ou saem da plataforma sentido Taboão, e chegarão diretamente à plataforma sentido Luz.
Acessos da estação da Linha 20
Foram propostos dois acessos para esta estação. O acesso A, foi viabilizado através da transformação da rua Teçaindá em rua compartilhada, de modo a permitir a ocupação de seu antigo alinhamento viário e de parte de suas calçadas. O acesso B está situado no sentido centro da avenida Rebouças, entre esta e a rua Sampaio Vidal.
Os artigos da Linha 20 produzidos pelo site:
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta;
- Estação Indianópolis;
- Estação Saúde;
- Estação Abraão de Morais;
- Estação Cursino;
- Estação Arlindo Vieira
- Estação Liviero;
- Estação Taboão – Paulicéia;
- Estação Rudge Ramos;
- Estação Afonsina
- Estação Príncipe de Gales;
- Estação Portugal;
- Estação Santo André;
- Pátio Rhodia.
Demanda da estação
O estudo prevê em um cenário mais crítico (2040), a estação terá 145.870 embarques diários, sendo que 15.593 (11%) serão embarques lindeiros, 3.581 embarques (2%) serão integrados pelo modo ônibus e 126.697 embarques (87%) de passageiros serão integrados com a Linha 4-Amarela.
Método de construção
A estação Fradique Coutinho será escavada através de poço central duplo, que permitirá a escavação do túnel do corpo da estação em NATM, com profundidade do topo do boleto de 41,1 metros. Superficialmente será executada uma vala a céu aberto e o corpo da estação, nos poços secantes, será escavado a partir do nível de bloqueios. A integração com a estação pertencente à Linha 4-Amarela será viabilizada através de uma vala a céu aberto na rua
Teçaindá, e túnel para travessia da avenida Rebouças.
Em que pé está o projeto da Linha 20?
O projeto da Linha 20-Rosa do Metrô pode ter R$ 70,2 milhões reservados no orçamento de 2024. A operadora concluiu o anteprojeto de engenharia da Engenharia e deve contratar o projeto Básico. Em 2024 deve ocorrer também as audiências públicas para que a sociedade conheça o projeto.
O recurso foi incluído na LOA (Lei Orçamentária Anual), que está sob apreciação dos deputados na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e deve ser votada até o fim de novembro.