Cursino é um bairro situado na zona sudeste de São Paulo. Parte do distrito é ocupada pelo Parque Estadual Fontes do Ipiranga, onde estão localizados o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico. Tinha 92.895 em 2010.
A região pode ganhar no futuro uma estação de Metrô, do projeto da Linha 20-Rosa, que por sua vez vai ligar as estações Santa Marina, na região da Lapa em São Paulo e Santo André, no ABC Paulista.
Os principais objetivos do novo eixo metroviário com mais de 30 km, segundo Estudo de Impacto Ambiental, é “interligar as centralidades da Lapa, Pinheiros, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Moema, Saúde, Cursino, Rudge Ramos e Santo André, para facilitar o acesso dos passageiros a essas regiões, atualmente concentradoras de grande quantidade de empregos”, além de “possibilitar a distribuição de passageiros pela rede, sem a necessidade de
deslocamentos até a região central”.
O documento cita que a parada poderá ser construída na avenida de mesmo nome, no quarteirão formado pela avenida do Cursino e as ruas Coronel Fawcett, dos Operários e Simão Lopes:
Funcionalidade
A principal funcionalidade do ponto de embarque será atender a centralidade da avenida do Cursino, além da integração com o transporte coletivo por ônibus observado na avenida, dos principais fluxos de pedestres observados ao longo da rua Simão Lopes, via onde se localizam diversos equipamentos de saúde e de educação.
O Via Trolebus está produzindo uma série de conteúdos que mostram onde poderão ser as estações :
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta;
- Estação Indianópolis;
- Estação Saúde;
- Estação Abraão de Morais;
- Estação Arlindo Vieira
- Estação Liviero;
- Estação Taboão – Paulicéia;
- Estação Rudge Ramos;
- Estação Afonsina
- Estação Príncipe de Gales;
- Estação Portugal;
- Estação Santo André;
- Pátio Rhodia.
Demanda
A estação poderá ter demanda diária de 27.042 passageiros, sendo que 25.184 (93%) serão usuários lindeiros e os integrados pelo modo ônibus corresponderão a apenas 1.858 (7%), em um horizonte em 2040.
Estágio atual da Linha 20
O Metrô tem planos de contratar o projeto básico da Linha 20 ainda em 2023, enquanto isso a operadora contrata estudos para análises dos terrenos para futuras desapropriações. A operadora concluiu a elaboração do anteprojeto de engenharia.
Por que a linha será faseada?
Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações ocorrida em agosto na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, explicou o motivo de se fazer a linha em duas fases: entre Santa Marina e Abraão de Morais e entre Cursino e Santo André.
“A Linha rosa é um investimento de R$ 25 bilhões, uma coisa gigantesca. São dois TIC Campinas. Ela precisa ser faseada, e não tem jeito. Eu não consigo um projeto onde fique mais de cinco anos sem receita porque ninguém vai financiar”, afirmou.
O titular da pasta, no entanto, não especificou em qual ponta a linha deve começar. “Ela tem que começar onde ela tem uma demanda de início ao fim”.
Estudos internacionais
Benini ainda informou na comissão que foram encomendados estudos do International Finance Corporation (IFC), e que no final de 2024 toma a decisão se tira ou não o empreendimento do papel. “Só no ano que vem eu vou conseguir dizer, é viável e como vamos conseguir fazer”.
O estado deve escolher se constrói primeiro a Linha 19-celeste, a 20-Rosa, ou as duas.