Trem de Carga

Ferrovia do Porto de Santos passa a ser gerida por consórcio

A ferrovia interna existente no porto de Santos passou a ser administrada por um consórcio formado pelas concessionárias Rumo, MRS e VLI, que operam no local, segundo a Folha de São Paulo. A ferrovias conta com 100 quilômetros de trilhos, e o local recebe 30% das exportações brasileiras.

A medida foi por meio de uma assinatura de contrato entre o governo federal e a FIPS (Ferrovia Interna do Porto de Santos) que substituirá a Portofer.

Do total de produtos exportados, 30% chegam ao porto por meio de seis ferrovias, todas operadas pelas três concessionárias: malhas Paulista, Norte, Oeste e Central (Rumo), Corredor Centro-Sudeste (VLI) e Santos-Jundiaí (MRS).

A capacidade ferroviária do complexo é de 51 milhões de toneladas por ano e precisa alcançar 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume proveniente das ferrovias que levam cargas até o porto.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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