Uma ligação metroviária com mais de 30 quilômetros de extensão, conectando as regiões da Lapa em São Paulo, e o ABC Paulista em Santo André. Esta é a Linha 20-Rosa do metrô, projeto que vem ganhando destaque a medida em que membros do governo estadual cita a intenção de sua implantação.
Neste artigo, o site aborda a futura estação Arlindo Vieira, localizada no Jardim Climax, distrito do Sacomã, zona sudeste da capital paulista.
O relatório de impacto ambiental do empreendimento aponta que a futura parada poderá ser construída em terreno localizado no cruzamento da avenida Padre Arlindo Vieira, com avenida dos Pedrosos e rua Estevam Pedroso:
O Via Trolebus está produzindo uma série de conteúdos que mostram onde poderão ser as estações :
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta;
- Estação Indianópolis;
- Estação Saúde;
- Estação Abraão de Morais;
- Estação Liviero;
- Estação Taboão – Paulicéia;
- Estação Rudge Ramos;
- Estação Afonsina
- Estação Príncipe de Gales;
- Estação Portugal;
- Estação Santo André;
- Pátio Rhodia.
O documento cita ainda que a área destinada à vala da estação engloba terrenos públicos, a praça Jardim Clímax, que após as obras deverá receber tratamento paisagístico e receber equipamentos de ginástica e lazer, como acontece atualmente.
A principal funcionalidade da estação Arlindo Vieira é o atendimento de quem mora no entorno, com moradias de características heterogêneas, com uso predominantemente residencial horizontal. Há quadra de uso misto horizontal no eixo da avenida Padre Arlindo Vieira, e quadras com uso residencial vertical com condomínios habitacionais distribuídos pelo perímetro.
Estão previstos dois acessos para esta estação: o acesso A localiza-se em terreno que faz frente para a face norte da avenida Padre Arlindo Vieira. O acesso B, junto ao corpo da estação, atende a face sul da avenida Arlindo Vieira, bem como rua Estevam Pedroso e a continuação proposta para rua Professor Artur Primavezi.
A parada poderá ter 29.190 embarques diários, sendo que 20.247 (69%) serão embarques lindeiros e 8.943 embarques (31%) serão de passageiros integrados pelo modo ônibus.