O bairro da Vila Liviero fica na zona sudeste de São Paulo, e cortado pela Rodovia Anchieta. Faz divisa com São Bernardo do Campos, e no futuro poderá ganhar uma estação de Metrô, do projeto da Linha 20-Rosa, que vai ligar as estações Santa Marina, na Lapa, até Santo André, no ABC Paulista.
Atualmente, o Metrô está contratando estudos para desapropriações dos terrenos, enquanto o governo estadual contrata um estudo internacional que poderá dar caminhos para uma Parceria Público Privada – PPP para implantação do novo eixo metroviário.
O Via Trolebus está produzindo uma série de conteúdos que mostram onde poderão ser as estações :
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta;
- Estação Indianópolis;
- Estação Saúde;
- Estação Abraão de Morais;
- Estação Taboão – Paulicéia;
- Estação Rudge Ramos;
- Estação Afonsina
- Estação Príncipe de Gales;
- Estação Portugal;
- Estação Santo André;
- Pátio Rhodia.
A estação Liviero
De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental da Linha 20, a estação Liviero poderá ser construída entre a avenida Carlos Liviero, rua Carlos Alberto Werneck e rua Professor Arnaldo João Semeraro. A região possui grande concentração de população e contém setores de renda média-baixa e de vulnerabilidade social.
A principal via de conexão a esta estação é a avenida Carlos Liviero que liga sua continuação na rua Giovanni da Conegliano até a passarela Nelson Corazza que atravessa rodovia Anchieta.
A para terá seu corpo principal localizado em quarteirão no cruzamento da avenida Arnaldo João Semeraro com a Carlos Alberto Werneck. Estão previstos dois acessos à estação: O acesso A está localizado junto ao corpo principal da estação, na esquina das ruas Carlos Alberto Werneck e Professor Arnaldo João Semeraro. Já o acesso B está localizado na esquina da avenida Carlos Liviero com a rua Carlos Alberto Werneck, e acessará o pavimento
da linha de bloqueios através de uma rampa.
Os principais destinos da estação Liviero consistem nos equipamentos regionais de escolas , além disso há uma série de conjuntos residenciais no eixo da rua Professor Arnaldo João Semeraro e com fundos na rua Giovanni Bracelli.