Três estações da futura Linha 20-Rosa do Metrô, que vai ligar a estação Santa Marina, em São Paulo, e Santo André no ABC Paulista, terão elevadores de alta capacidade no lugar de escadas rolantes. A medida deve trazer benefícios para os passageiros, segundo a operadora.
A informação foi revelada durante palestra na 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).
De acordo com representantes do Metrô, as futuras estações escolhidas para receberem os equipamentos são Girassol, Teodoro Sampaio e Indianópolis. A escolha das paradas seguem alguns requisitos, como acessos profundos com mais de 12 metros de desnível, baixa demanda com até 2.400 passageiros por hora e por sentido, e alta profundidade com mínimo de 25 metros entre mezanino e plataforma.
O Via Trolebus está produzindo uma série de conteúdos que mostram onde poderão ser as estações da Linha 20-Rosa:
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta;
- Estação Indianópolis;
- Estação Saúde;
- Estação Abraão de Morais;
- Estação Rudge Ramos;
- Estação Afonsina
- Estação Príncipe de Gales;
- Estação Portugal;
- Estação Santo André;
- Pátio Rhodia.
A solução de escolher elevadores no lugar de escadas rolantes já foi cogitada no projeto da Linha 16-Violeta, que ligaria Oscar-Freire até Cidade Tiradentes. A medida foi levada em consideração após verificações no Metrô de Barcelona.
No caso da Linha 20-Rosa, a escolha pela solução deve reduzir o tempo de percurso nas estações, redução de quantidade de equipamentos vertical, redução de diâmetro dos poços, além de redução de 90% do consumo energético. Os elevadores poderão ter capacidades de 14 ou 33 passageiros.
Estudo concluído
O Metrô de São Paulo concluiu a elaboração do anteprojeto de engenharia da Linha 20-Rosa. Em nota ao site, a empresa informou que o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA-RIMA também foi concluído e o pedido de Licença Ambiental Prévia protocolado no órgão ambiental.
O Metrô deve ainda realizar no início de 2024 uma audiência pública sobre o novo projeto metroviário. Em paralelo, a empresa contrata análises para desapropriação das áreas das estações e poços, além dos pátios.
Sobre a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – Em sua 29ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária acontece no período de 11 a 14 de setembro de 2023, com o tema “A inovação dos transportes passa pelos trilhos”. Trata-se de um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do país. Durante o evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.