O Metrô de São Paulo está contratando um laudo macro para desapropriações de áreas do trecho da Linha 20-Rosa, entre as estações Abraão de Morais e Prefeito Celso Daniel-Santo André, além de 32 áreas para poços de ventilação e saída de emergência, subestações primarias e um pátio entre a Linha 10 da CPTM e a Avenida do Estado, o chamado Pátio Rhodia.
Será o segundo pátio do eixo metroviário que vai ligar o ABC até a região da Lapa em São Paulo, na estação Santa Marina. O primeiro poderá ser na região de Santa Marina.
Já sobre o segundo, de acordo com o edital para o laudo macro, poderá ser em um terreno entre a Linha 10-Turquesa, o Viaduto Pedro Dell Antônia e a Avenida dos Estados:
Pátio em Capuava
Na apresentação do Metrô em 2021, foi revelado que a empresa chegou a estudar outro local mais ao sul, na região de Capuava. Foi considerado ainda um pátio intermediário na região do Zoológico:
Por que a linha será faseada?
Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações ocorrida na semana passada na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, explicou o motivo de se fazer a linha em duas fases, entre Santa Marina e Abraão de Morais e entre Abraão de Morais e Santo André.
“A Linha rosa é um investimento de R$ 25 bilhões, uma coisa gigantesca. São dois TIC Campinas. Ela precisa ser faseada, e não tem jeito. Eu não consigo um projeto onde fique mais de cinco anos sem receita porque ninguém vai financiar”, afirmou.
O titular da pasta, no entanto, não especificou em qual ponta a linha deve começar. “Ela tem que começar onde ela tem uma demanda de início ao fim”.