CPTM

Conheça a extensão proposta da Linha 13 da CPTM na Mooca

Renato Lobo - Via Trolebus

O fórum “Interoperabilidade sobre Trilhos”, do Instituto de Engenharia, contou com a palestra de Alberto Epifani – Coordenador de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, e em sua apresentação foi revelado um mapa do transporte metroferroviário com os projetos mais recentes da secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Entre eles está a volta da extensão sul da Linha 13-Jade, após a Penha. O projeto ressuscitou após ser sepultado pelo própria CPTM.

Atualmente  a Linha 13-Jade, em seu serviço parador, vai da estação Engenheiro Goulart até o Aeroporto de Guarulhos. A operadora está na fase de projeto da extensão norte, até Bonsucesso.

Extensão até a Mooca

Já a extensão retomada pelo governo prevê mais 13,4 quilômetros. Após Engenheiro Goulart, a Linha 13 segue em paralelo com a Linha 12, compartilhando as estações Cangaíba e Grabriela Mistral, esta última que fará conexão com a Linha 2-Verde do Metrô.

Depois a Linha 13 chega a estação Guaiauna, ultrapassa as linhas 3-Vermelha e 11-Coral sem conexão, e segue por cinco estações nas regiões do Tatuapé e Mooca:

  • Estação Serra de Botucatu: rua que fica no Tatuapé;
  • Estação Itapura: nome de rua que fica no Tatuapé;
  • Estação Demétrio Ribeiro: nome de rua que fica no Tatuapé, próximo a Avenida Salim Maluf;
  • Estação Sapucaia: nome de rua na Mooca que fica próximo a Rua dos Trilhos;
  • Estação Parque da Mooca – São Carlos: estação final, em conexão com as Linhas 5-Lilás, 6-Laranja e 10-Turquesa.
Fonte: CPTM

A cargo da iniciativa privada?

A concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM está radar do governo de São Paulo, e pode ser a próxima após o leilão do Trem InterCidades São Paulo-Campinas.

O secretário de Parceiras e Investimentos, Rafael Benini, em entrevista ao Valor Econômico, falou a respeito da concessão, que prevê extensão da linha mais jovem da CPTM. Nas palavras do titular da pasta, a ideia é lançar o edital até o fim de 2024, para fazer o leilão até início de 2025.

Benini cita a extensão em estudo da Linha 13 até Bonsucesso e um acréscimo sul à ferrovia.  “Queremos levar a linha 13 até Bonsucesso, para dentro de Guarulhos. Também vamos estudar a viabilidade da extensão até a Mooca.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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