A Avenida Portugal faz a ligação do centro de Santo André com a Vila Gilda, sendo uma das áreas mais nobres de Santo André, no ABC Paulista. A via pode ganhar uma estação de Metrô, denominada estação Portugal, do projeto da Linha 20-Rosa.
O Metrô de São Paulo está contratando um laudo macro para desapropriações de áreas do trecho da Linha 20-Rosa, entre as estações Abraão de Morais e Prefeito Celso Daniel-Santo André, além de 32 áreas para poços de ventilação e saída de emergência, além de subestações primarias e um pátio entre a Linha 10 da CPTM e a Avenida do Estado, o chamado Pátio Rhodia.
No edital mostra as regiões onde poderão ser as novas estações, levanto em conta de que as áreas podem ser alteradas ao longo do processo de implantação da linha tão aguardada pelos moradores do ABC Paulista. A contratação é justamente para análises dessas áreas, e portanto não é algo definitivo.
Na primeira contratação, foi contemplado trecho prioritário entre Santa Marina e Abraão de Morais. O Via Trolebus está produzindo uma série de conteúdos que mostram as estações desse trecho:
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta;
- Estação Indianópolis;
- Estação Saúde;
- Estação Abraão de Morais;
- Estação Santo André;
- Pátio Rhodia.
Com o edital mais recente, o site passa a analisar as possíveis áreas do segundo trecho, que contempla a região sudeste de São Paulo, São Bernardo do Campo e ABC.
Estação Portugal
A parada poderá ser instalada na região do Hospital Beneficência Portuguesa de Santo André, de acordo com o edital de licitação:
A região é formada predominantemente por residências, com alguns comércios e linhas de ônibus. É a próxima estação depois do terminal Santo André.
Estudos até 2024
Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações ocorrida na semana passada na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, explicou que foram encomendados estudos do International Finance Corporation (IFC) para as linhas 19-Celeste e 20-Rosa, e que no final de 2024 toma a decisão se qual é a prioridade ou se são as duas. “Só no ano que vem eu vou conseguir dizer, é viável e como vamos conseguir fazer”.
1 comentário