Trem de Carga

Atropelamentos e abalroamentos aumentam 55% na malha de trem da MRS

Renato Lobo | Via Trolebus

Aumentou os casos de atropelamentos e abalroamentos na malha operada pela MRS no sudeste. De acordo com levantamento da própria operadora, no primeiro semestre de 2023 foi um total de 70 atropelamentos e abalroamentos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, considerando as ocorrências em passagens em nível e em trecho corrido – área operacional.

Os trechos são destinados exclusivamente à operação ferroviária, onde é proibida a presença de pessoas não autorizadas. Os números representam um significativo aumento se comparados aos do primeiro semestre de 2022, quando foram registrados 45 casos.

De acordo com a operadora, todos os casos registrados no primeiro semestre tiveram, como causa, a imprudência ou a desatenção. A empresa ainda diz que promove campanhas educativas.

“Promovemos, de forma rotineira, campanhas e ações de conscientização junto à comunidade, pois sabemos que o principal fator para que haja melhoria no cenário continua sendo a mudança de comportamento. Precisamos que motoristas e pedestres respeitem a sinalização e parem, olhem para os dois lados e escutem antes de atravessar a linha férrea. O trem é pesado e longo, por isso pode precisar de até 1 quilômetro para parar totalmente, não freia como um carro”, afirmou o coordenador de Segurança Operacional da MRS, Pedro Peron.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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