VozTrólebus

Resumo semanal da mobilidade (de 3 a 7 de julho)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

Nosso boletim semanal começa com uma notícia que pegou muitos passageiros de surpresa. A SPTrans informou que identificou uma falha técnica num lote de cerca de 40 mil cartões do Bilhete Único, e que por conta disso os BUs estão sendo bloqueados nas catracas dos ônibus desde a noite de sexta-feira, 30 de junho. Os passageiros estão tendo que trocar esses cartões, e mais da metade já foi substituída. Os postos da SPTrans tiveram horários ampliados, e vão funcionar no final de semana. As empresas de ônibus foram instruídas a deixar os passageiros que descobrirem o cancelamento errôneo do seu Bilhete Único já em viagem, a descerem pela porta dianteira, ou seja, sem pagamento. O mesmo foi indicado ao metrô e trem.

O Governo do Estado de São Paulo pretende solicitar ao governo federal a inclusão do Trem InterCidades – TIC Eixo norte, no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. As informações são do Jornal “O Estado de São Paulo”. O programa foi anunciado nesta semana com início de uma nova frente de trabalho na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (a FIOL), com fixação de trilhos e início da operação do trecho 1F do lote 1. Serão 127 quilômetros de extensão na região de Ilhéus na Bahia.

Por falar na Bahia, A BYD anunciou investimento de R$ 3 bilhões com sua nova fábrica para carros e ônibus elétricos no complexo de Camaçari, a 50km de Salvador. De acordo com a fabricante, o complexo será composto por três células fabris: uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos; outra com produção de automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil. E a terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, que atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.

A prefeitura de São Paulo relançou a licitação para construção do BRT Radial Leste. A sessão para a abertura dos envelopes está marcada para 09 de agosto de 2023. Houve questionamentos do Tribunal de Contas do Município sobre os valores da obra. O novo corredor de ônibus deve atender a uma demanda de 400mil pessoas por dia. Terá 9,8 km de extensão e custará quase R$ 500 milhões. O trecho em questão vai do Terminal Parque Dom Pedro II até o entroncamento da Rua General Souza Neto com a Avenida Conde de Frontin, após 200m da Avenida Aricanduva.

A cidade de Santo André, no ABC Paulista, passou a testar nesta segunda-feira um novo ônibus elétrico em seu sistema municipal. Segundo o prefeito da cidade, Paulo Serra, o veículo começa a ser testado nas linhas das empresas Guaianazes e Vaz. Os experimentos serão feitos em todos os tipos de percursos, levando em conta as distâncias e relevo. O veículo inicialmente rodará sem passageiros, e a primeira a receber o veículo é a B21, que liga a Cidade São Jorge ao Bairro Campestre. O veículo é de carroceria Caio e sistema elétrico da Eletra. No segundo semestre, a cidade vai apresentar um cronograma de troca dos ônibus por tecnologias menos poluentes. Muito bem Santo André, esse é segundo Voz Trólebus consecutivo em que a gente notícia algo positivo da cidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus