VozTrólebus

Resumo semanal da mobilidade (de 17 a 21 de julho)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

O Voz Trolebus começa com a notícia que o Metrô de São Paulo busca recursos para construir novos acessos em suas estações. Na semana passada, a empresa abriu um chamamento público para manifestação de interesse de empresas que desejem criar as novas conexões. Na prática, empreendimentos que anseiem construir acessos para as estações existentes poderão participar do processo. Locais de comércios e escritórios, ou até instituições de ensino ou saúde são grupos que poderão pleitear os novos acessos, que devem melhorar os deslocamentos dos passageiros.

A Alstom e a empresa europeia de leasing Akiem assinaram um contrato para o fornecimento de até 100 locomotivas multisistema Traxx Universal (MS3). O pedido prevê pelo menos 65 locomotivas e o valor total é de 500 milhões de euros. A Akiem aparece na liderança no mercado europeu de aluguel de veículos ferroviários, com grandes investimentos em corredores da França para outros 12 países europeus. As locomotivas Traxx Multi-system podem operar em trens de carga e passageiros a uma velocidade de até 160 quilômetros por hora.

Nova York terá passe livre em ônibus a partir de setembro, devendo durar até 12 meses. A gratuidade servirá em uma linha para cada um dos cinco distritos: Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island. O programa piloto, da Metropolitan Transportation Authority (a MTA), deve contemplar cerca de 43.900 passageiros diários durante a semana. O programa de gratuidade é possível após o repasse de 70 bilhões de dólares em auxílio federal às agências estaduais de trânsito. A medida passou a valer em 2020.

E para sextar, vamos de notícia legal!
Guarujá, no litoral sul de São Paulo, passou a operar um ônibus turístico a R$1,00. O primeiro passeio foi no último dia 16, domingo passado, e o City Tour atraiu 456 pessoas. O programa é uma parceria entre a Prefeitura de Guarujá e a empresa City Transporte Intermodal, concessionária responsável pelo transporte público no Município.

Sobre o autor do post

Editor convidado

Via Trolebus