YouTube video
Ônibus

A história da Viação Santa Cruz

São Paulo segue como o estado mais populoso do Brasil, com 46,6 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país. Em seguida vem Minas Gerais, com 21,4 milhões de habitantes. O deslocamento entre as duas regiões é feita pelo transporte individual, o aéreo, além das operadoras de ônibus, entre elas, uma que completou recentemente 65 anos.

Nos anos 50, o empresário Eugênio Mazon inaugurou o sistema de transporte coletivo na região que hoje é chamada de região metropolitana da Baixa Mogiana, composta por cerca de 20 municípios paulistas. Os negócios para Eugênio prosperaram até a criação da Viação Santa Cruz.

Divulgação

Já na década 70, o atendimento entre os dois estados começou a ser feito pela empresa, com linhas entre o interior de São Paulo e sul de Minas Gerais.

Divulgação

Parcerias com Expresso Cristália e da Viação Nasser tornaram a Santa Cruz um grupo empresarial dedicado às viagens rodoviárias. A linha opera trajetos que partem do interior paulista e parte do sul de Minas Gerais, com a região metropolitana de São Paulo. São mais de 100 cidades atendidas com 4,8 milhões de passageiros transportados por ano.

Na atualidade, 100% da frota da empresa conta com chassi da Scania, com a recente aquisição de um total de 52 ônibus. Todas estas unidades são modelo K370 4×2 (dois eixos e motor traseiro). Os veículos são de carroceria da Marcopolo.

A fabricante recentemente lançou em 2022 sua nova Geração de ônibus P8/Euro 6, com maior eficiência energética. A Nova Geração de Ônibus da fabricante segue requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6, definidos na resolução 490, de novembro de 2018, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), integrante do Ministério do Meio Ambiente.

Divulgação

A Scania diz que os novos veículos são mais leves e mais silenciosos, e que a troca automática de marcha propicia economia de combustível. Além disso, os ônibus contam com freio auxiliar Retarder integrado, o que aumenta os níveis de segurança ao prevenir falhas de frenagem em longas descidas, enquanto, simultaneamente, reduz o desgaste dos freios de serviço.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus