Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:
A semana mais curta do feriado começou com a notícia de que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – a EMTU, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou 459 operações contra o transporte coletivo de passageiros não autorizado nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo. As ações foram feitas entre janeiro e maio de 2023. As fiscalizações no período resultaram em 2.222 veículos abordados para averiguação, e na apreensão de 207 veículos em operação irregular. Os agentes analisaram carros, vans, micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal com o objetivo de combater o transporte irregular.
Ainda sobre o transporte sobre pneus, boa nova em Jundiaí: a prefeitura de lá deve instalar 62 novos abrigos de ônibus em todas as regiões do município. Segundo comunicado da Prefeitura, serão investidos cerca de 900 mil reais. A frota municipal ainda recebeu wi-fi gratuito e o poder público acredita que os aprimoramentos podem melhorar a experiência do usuário. A gente também!
Bora falar de tatuzão! O tatuzão que escava os túneis da Linha 6-Laranja no sentido norte, está distante 350 metros da futura Estação João Paulo I. A informação consta no “Webinário Linha 6 – Laranja Metrô SP – Aspectos Construtivos e Operacionais”, apresentado pelo engenheiro Gustavo Rodrigues, gerente de projetos da LinhaUni, empresa responsável pela construção e operação da linha. A futura parada está quase 50% concluída, fica na Avenida Miguel Conejo e terá um terminal de ônibus interligado. Já o tatuzão da Linha 2-Verde, que vai escavar a extensão entre Vila Prudente e Penha tá em traslado do Porto de Santos para a capital paulista nesse momento que a gente tá gravando o Voz Trólebus.
E para sextar numa quarta, vamos de notícia boa! O Governo Federal autorizou um financiamento de R$ 2,5 bilhões para a Prefeitura de São Paulo eletrificar parte da frota de ônibus. Os recursos devem vir de bancos internacionais.
A nova meta da administração pública aponta que toda a frota seja limpa até 2037. Segundo o G1, a prefeitura ainda deverá entrar com mais 125 milhões de dólares, e no futuro a conta deve ser paga pelas operadoras em forma de descontos nos subsídios repassados às empresas. O recurso deve ser usado para a compra de veículos, além da modernização da rede de trólebus. Não há, no entanto, previsão de expansão da rede aérea. Num evento nesta segunda, o prefeito Ricardo Nunes relembrou a meta de trocar 20% da frota de coletivos a diesel por elétricos até o final de 2024. Serão cerca de mil novos ônibus elétricos. A gente por aqui gosta e torce por mais investimentos no transporte coletivo e limpo!