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VozTrólebus: resumo semanal da mobilidade (de 29 de maio a 2 de junho)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

A gente começa o resumo semanal falando de trilhos: a CPTM iniciou os testes com os trens do Expresso Aeroporto na estação Palmeiras-Barra Funda. Quando os experimentos forem concluídos, o serviço vai atender da zona oeste até a estação Aeroporto de Guarulhos, em um percurso feito em menos de 35 minutos. A previsão de início do serviço é no segundo semestre deste ano.

Ainda falando em expansão, o Consórcio Systra Prime L22 terá 39 meses para formular os serviços técnicos especializados de engenharia, arquitetura e geologia para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da linha 22-marrom do Metrô, que vai ligar Cotia à São Paulo. O contrato foi assinado entre as partes na semana passada.

Já sobre a Linha 6-Laranja, a tuneladora, popularmente conhecida como tatuzão, chegou à futura estação SESC Pompeia, que fica ao lado do Shopping Bourbon. Tem vídeo do evento em nosso canal do YouTube. Na ocasião, o Governador Tarcísio de Freitas afirmou que vai estender a Linha 6 nas duas pontas, a oeste e a leste, mas não deu muito detalhes, afinal de contas os projetos precisam primeiro dos estudos.

No mesmo evento, o ex-ministro da Infraestrutura disse que deve lançar o projeto executivo da extensão da Linha 4-Amarela, da Vila Sônia até Taboão da Serra. Serão mais 3,3 quilômetros, com uma estação intermediária na Chácara do Jóquei.

Ainda na chegada do tatuzão, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou que em outubro começa a operar o chamado “aquático”, o primeiro transporte hidroviário de São Paulo, via Represa Billings. Ele será integrado aos demais sistemas de transportes contendo atracadouros, que são estruturas usadas para atracar ou amarrar os barcos na costa, e terminais de ônibus para permitir a transferência dos usuários entre os diferentes meios de locomoção. Deve ligar o Grajaú, no extremo sul da cidade até a região da Sabará em Santo Amaro. A demanda prevista é de 10 mil passageiros por dia útil. A gente torce pra que o anúncio se concretize e vamos ficar de olho!

E para terminar, a Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, criou um Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não aparente. Esses passageiros têm direito ao embarque e desembarque pela porta da frente. Mas o cartão não é válido para conceder gratuidade. Então o ato de passar o cartão pelo validador segue ativo. A ação é muito importante e sensível considerando, por exemplo, passageiros com malformações vasculares, visibilidade reduzida ou fibromialgia. Segundo o caderno de mobilidade do Jornal O Estado de São Paulo, o cartão já existe desde 2021. A gente não sabia e achou legal compartilhar aqui com vocês e terminar essa semana com a notícia dessa ação, que faz toda diferença.

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