Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:
Nosso boletim semanal começa com uma notícia ocorrida no feriado de Corpus christi, quando o novo trem da ViaMobilidade foi entregue para a operação na Linha 9-Esmeralda. Durante a entrega do primeiro trem da série 8900, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que ainda neste ano as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda devem ganhar mais oito em operação.
A cidade de Diadema deve ganhar mais dois ônibus elétricos da BYD, encarroçados pela Empresa Caio. Os ônibus serão operados pela Suzantur. Mais cidades do ABC devem contar com os veículos elétricos, além de Diadema e Mauá, como em breve em Santo André. Os ônibus contam com autonomia de 250 km entre as recargas.
A Prefeitura de Balneário Camboriú implantou a tarifa zero no transporte por ônibus na cidade. A medida vem após a assinatura de um contrato emergencial com a empresa Transpiedade, que assumiu as linhas de transporte coletivo urbano que eram feitas pela empresa PGTur.
As obras na Linha 6-Laranja do metrô, que vai ligar a Brasilândia à estação São Joaquim, seguem em curso, e as obras do Pátio Morro Grande passaram dos 50% de conclusão, segundo informações da concessionária Linha Uni. Em fevereiro, o avanço estava em 32%. Atualmente as construções estão em 51,11%. O local, quando pronto, deverá abrigar grande parte da frota de 22 trens que estão sendo fabricados pela Alstom. Os primeiros devem chegar a partir de 2024, após fabricação em Taubaté.
O metrô de Salvador ganhou uma nova estação no bairro Campinas de Pirajá, na capital baiana. Com a inauguração do novo trecho pelo Governo do Estado, a Linha 1 tem agora nove estações. Falar de transporte sobre trilho eletrificado é falar sobre um transporte mais sustentável. Um estudo da WayCarbon apontou que a operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas fez com que a capital baiana deixasse de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos (de 2014 a 2021). O montante corresponde à emissão de 23.564 veículos comerciais leves, movidos à gasolina em um ano ou a 24.456 viagens de norte a sul do Brasil, considerando ida e volta. A análise faz parte do “Projeto Economia de Baixo Carbono”.