VLI lança corredor brasileiro de fertilizantes em trens cargueiros

As operadoras de carga VLI e Copi inauguraram um novo corredor de importação de fertilizantes entre o Porto de Itaqui, em São Luís, no Maranhão, e o Terminal de Integração de Palmeirante (Tipa) da VLI, no Tocantins. A Copi carregará o fertilizante nos trens da VLI no Porto de Itaqui, que seguirão para Tipa, onde a empresa projetou e construiu uma infraestrutura especialmente projetada para receber, armazenar e distribuir o fertilizante.

O serviço tem capacidade inicial para 1,5 milhão de toneladas de matéria-prima por ano. O primeiro grande investimento no polo industrial de Tipa foi anunciado em fevereiro pela Mosaic Fertilizantes, que investirá R$ 400 milhões em uma unidade de mistura, armazenamento e distribuição a ser instalada no terminal da VLI.

As operadoras investiram R$ 400 milhões no projeto, incluindo a compra de duas locomotivas e 78 vagões. Os testes operacionais começaram no final de 2022, com mais de 100 mil toneladas de fertilizantes já transportadas este ano.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus