Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:
A Argentina introduziu um trem de longo percurso entre a capital Buenos Aires e a província de Mendoza. Atravessar o nosso país vizinho de trem pode custar até 80 dólares numa viagem que dura 28 horas. É uma boa pedida para quem quer aproveitar os baixos preços na Argentina e viajar de trem.
Sábado passado, um trem da ViaMobilidade que prestava serviços na Linha 5 descarrilou na região de Santo Amaro. O passageiro que utiliza o serviço que liga o Capão Redondo até Chácara Klabin, vem tendo problemas com constantes falhas. Segundo apurou o Via Trolebus, só neste mês foram sete dias que algum equipamento falhou.
Por falar em ViaMobilidade, seu segundo trem novo da série 8900 chegou no Pátio Presidente Altino. A frota de 36 composições está em produção pela Alstom em Taubaté, no Vale do Paraíba.
Meses após ser concedido, o metrô de Belo Horizonte deve ter sua tarifa reajustada. O aumento ocorre em 1º de julho, após uma determinação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). A medida foi anunciada no Diário Oficial, e o valor passará de R$4,50 para R$5,30, representando um reajuste de 17,78%.
O tatuzão que escava o túnel da Linha 6-Laranja do metrô no sentido norte teve os trabalhos suspensos no último sábado, 24 de junho, após o solo ceder. O grande maquinário se aproximava da estação João Paulo I. De acordo com o G1, a concessionária Linha Uni, responsável pelas obras e futuramente pela operação, informou que a interdição foi feita de forma preventiva, em “decorrência das atividades de escavação com a Tuneladora Norte. A ação é necessária em função da “frágil geologia do local”. As escavações devem ser retomadas ainda nessa semana.
A Prefeitura de Santo André vai capacitar todos seus 600 motoristas de ônibus para expressões básicas da Língua Brasileira de Sinais (as Libras) para serem utilizadas na operação do transporte.
Trata-se de uma parceria entre Secretaria da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Mobilidade, SATrans, Sest-Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e Secretaria de Educação. Haverá ainda abordagens para prevenção ao assédio e cuidado com o ciclista.