VozTrólebus

Resumo semanal da mobilidade (de 19 a 23 de junho)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

O VozTrólebus começa com uma notícia de que as operadoras de carga VLI e Copi inauguraram um novo corredor de importação de fertilizantes entre o Porto de Itaqui, em São Luís, no Maranhão, e o Terminal de Integração de Palmeirante, o Tipa, da VLI, no Tocantins. A Copi carregará o fertilizante nos trens da VLI no Porto de Itaqui, que seguirão para Tipa, onde a empresa projetou e construiu uma infraestrutura especialmente projetada para receber, armazenar e distribuir o fertilizante. O serviço tem capacidade inicial para 1,5 milhão de toneladas de matéria-prima por ano.

O BRT Transoeste do Rio de Janeiro passa por reforma desde o ano passado, quando começaram as obras de substituição do pavimento das pistas ao longo dos 31 quilômetros da calha. Enquanto isso, quatro estações do corredor serão transformadas em terminais.
De acordo com comunicado da Secretaria de Infraestrutura, há duas frentes de trabalho: do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, até o túnel Vice-Presidente José Alencar, na Grota Funda; e do túnel em direção ao futuro Terminal Pingo D’Água, em Guaratiba.

Segundo o jornal Folha de SP, a Prefeitura de SP avançou pouco mais de 10% do objetivo de construir 300 km cicloviários, ação que faz parte do programa de metas da atual gestão, que iniciou em 2021 e vai até 2024. A informação foi citada numa reportagem do jornal sobre a espera de 2 anos por reparos em 21 ciclovias e ciclofaixas que foram apagadas para manutenção e seguem sem solução. A gestão do Prefeito Ricardo Nunes diz que corrigiu 5. A gente está de olho e vamos acompanhar esse tema tão importante para a mobilidade limpa.

Agora falando sobre o metrô em São Paulo, a próxima estação a ser cortada pelo tatuzão na Linha 6-Laranja teve o ritmo intenso de trabalhos nos últimos dias, e passou da metade do processo de implantação.
Durante a chegada do tatuzão sul, membros do governo do Estado informaram que em julho a outra tuneladora chegaria na futura parada João Paulo I. A referida parada está 50,20 % concluída, fica na Avenida Miguel Conejo e terá um terminal de ônibus interligado.

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas quer conceder todas as linhas de metrô de SP, segundo a coluna Painel do jornal Folha de SP. Essa informação reforça a marca do ex-ministro da infraestrutura, que em abril passado anunciou a contratação de estudos para a concessão de todas as linhas da CPTM. O atual governador defende o argumento de que a iniciativa privada atua com mais eficiência que o setor público.

E para terminar esse boletim cheio de notícias, vamos voltar pra mobilidade ativa!
Você sabia que mais de 80% da população brasileira vive em ambientes urbanos e que o modo de locomoção principal nas cidades é o caminhar, que representa 39% dos deslocamentos diários?

Pois é, todos somos pedestres! E o Instituto Caminhabilidade sabe da importância do caminhar e já em sua segunda edição do Prêmio Cidade Caminhável, que valoriza o poder transformador de políticas públicas focadas na caminhabilidade das cidades brasileiras. Legal, né? Gostou do assunto? Então vai lá no site pra saber mais: premiocidadecaminhavel.org

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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