VozTrólebus

VozTrólebus: resumo semanal da mobilidade (de 8 a 12 de maio)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

Oi! A gente começa com a notícia da exportação de uma empresa brasileira de produtos para o Chile. Neste caso a gente tá falando de ônibus, onde a fabricante Caio comercializou 82 veículos para o TranSantiago, sistema de transporte da capital chilena. Entre suas características, terão tecnologia Euro 6, prevendo maior redução no nível de emissão de gases poluentes. Bora prum mundo mais verde!

E falando redução de poluição na mobilidade, vamos falar de bike, que não polui nada! Na última quarta-feira, dia 10 de maio, a Prefeitura iniciou o serviço de readequação da ciclofaixa da Avenida Rebouças, na zona oeste da capital. Um dia antes, após muitas reclamações de ciclistas nas redes sociais, o Jornal Folha de São Paulo mostrou que a largura da faixa exclusiva para bicicletas foi reduzida após obras de recapeamento da via, colocando ciclistas em risco. A reportagem constatou que, em vários trechos, a ciclofaixa não atendia as dimensões mínimas determinadas pelo manual de sinalização da CET, empresa municipal responsável por projetar ciclofaixas e ciclovias. A CET recomenda espaço de, no mínimo, 1 metro entre a faixa branca e a sarjeta, mas em alguns trechos a Folha constatou espaço de apenas 45 cm no corredor destinado aos ciclistas. Eu sou ciclista e pedalei na semana passada nessa ciclofaixa e realmente estava bem complicado em termos de segurança viária. Uma pena a gente ter esse tipo de situação em pleno Maio Amarelo.

Agora, indo pra trilhos, sobre a expansão da malha metroviária paulista, os dois tatuzões que cavam os túneis da Linha 6-Laranja do metrô avançaram os trabalhos: o que vai no sentido da estação São Joaquim se aproxima da futura estação SESC-Pompeia, e o que trabalha no sentido da Brasilândia, já se aproxima da futura parada João Paulo I.

Já no próximo ano, a cidade terá mais uma tuneladora perfurando túneis. Tuneladora é o nome mais técnico para tatuzão. Só que este será usado na zona leste, e você sabia que será o maior da América do Sul? O tatuzão da extensão da Linha 2-Verde entre a Vila Prudente e a Penha, chegou no Porto de Santos, vindo da China. O Governo do Estado promete entregar as duas extensões até 2026. Será?

Agora falando sobre novos projetos metroviários, o Metrô escolheu a empresa que vai elaborar estudos para desapropriações da futura Linha 20-Rosa, que quando pronta vai ligar as estações Santa Marina, na zona oeste de São Paulo e Santo André, no ABC Paulista. Por enquanto esses estudos serão focados no trecho entre a Lapa e Abraão de Morais, deixando de fora o tramo sul da linha que corta o ABC.

E pra sextar, nosso convite para viajar no Expresso Turístico da CPTM, que no último domingo ganhou seu quarto carro de passageiros. A estreia foi no roteiro da Luz até Paranapiacaba, e o Via Trolebus esteve presente e registrou imagens que estão disponíveis lá no nosso canal no YouTube.

Também há roteiros para Mogi e Jundiaí, sempre partindo da Luz, e neste ano ainda é esperada a inserção de um vagão restaurante. A venda das passagens é feita online, e o serviço é bem concorrido. Olha, vale a pena conferir! Tchau, até semana que vem!

Sobre o autor do post

Editor convidado

Via Trolebus