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VozTrólebus: resumo semanal da mobilidade (de 22 a 26 de maio)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

O Metrô de São Paulo formalizou a rescisão de contrato com o Consórcio Monotrilho Ouro sobre as obras da Linha 17, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas e a malha metroferroviária.
As obras estão mais de 80% concluídas, mas a empresa não conseguiu finalizar as construções. O Governo do Estado avalia repassar as obras para a ViaMobilidade, que deve operar o meio de transporte quando estiver concluído.
Para relembrar, essas obras começaram em 2012 com previsão de término em 2026.
Será que agora vai?

Por falar na linha 17, o Governo do Estado informou que em agosto, funcionários do Metrô devem ir à China para validar o primeiro trem que está sendo produzido pela BYD.

Nesta semana, o Metrô ainda habilitou duas empresas para estudos de solo das futuras linhas 16-Violeta (Oscar Freire-Cidade Tiradentes) e 22-Marrom (Sumaré-Cotia). A fase é importante para a coleta de dados que subsidia os estudos de engenharia.

Espanhóis e chilenos celebraram um acordo ferroviário recentemente, que prevê novas linhas, bem como a venda e locação de material rodante (o famoso leasing). O presidente da Renfe, Raül Blanco, e o presidente da EFE -Empresa de los Ferrocarriles del Estado, Eric Martin González, assinaram um acordo de cooperação para estudar uma futura colaboração, na forma de um Memorando de Entendimento (um MoU).

A SPObras, empresa da Prefeitura de São Paulo, habilitou dois consórcios para construção de um novo terminal em Itaquera, na zona leste da cidade. Foram habilitados os consórcios “Intermodal Itaquera ” e “Terminal Itaquera .” A prefeitura deve agora analisar as propostas, e após a ordem de serviço, a construtora terá 30 meses para construir o novo espaço.

O novo terminal terá 36 mil m2 de área construída e será implantado em área vizinha ao atual, ampliando sua capacidade para receber novas linhas de ônibus, além de atender as transferências para as linhas de alta demanda do Metrô (Linha 3 – Vermelha – Corinthians/Itaquera) e da CPTM (Linha 11 – Coral).

A gente não pode deixar de comentar o anúncio feito recentemente pelo governo federal sobre o plano de incentivo à retomada do setor automotivo. Essa medida vai na contramão de uma agenda ambiental e de políticas públicas que acreditamos. Nossas vozes sempre ecoarão a favor de incentivos ao transporte público e à mobilidade ativa.

E para terminar, notícia boa para os moradores de São José dos Campos, em SP. Os usuários do transporte público de lá já podem saber em tempo real – no celular – sobre todas as linhas de ônibus, mapas dos itinerários, além de horários de partida e chegada. É a tecnologia (e os dados abertos) a favor do cidadão!

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