VozTrólebus

VozTrólebus: resumo semanal da mobilidade (de 1 a 5 de maio)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção ViaTrolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

O Voz Trolebus começa falando sobre o transporte num país aqui pertinho da gente, o Chile, onde o governo local apresentou os primeiros trens que vão rodar na Linha Santiago-Chillán, um percurso de 400 kms hoje feitos em 5 horas em carro, e que por trem serão realizados em 3 horas e quarenta minutos. Ele será o mais rápido da América do Sul, com velocidade de 160 km/h.

Já no Brasil, a gente vai ficar satisfeito ou conformado se o trem entre São Paulo-Campinas sair do papel. O leilão do trem intercidades está previsto para novembro, e terá composições operando até 140 km/h. O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, falou em entrevista à Rádio Gold que há planos para levar o expresso até Americana. O edital do serviço prevê também atendimentos até o Aeroporto de Viracopos. Mas esses dois destinos não devem sair num primeiro momento.

Falando ainda de trem, mas agora urbanos, a ViaMobilidade avançou nos testes com seu novo comboio da série 8900, e agora é testado em todos os trechos das linhas 8 e 9. Nesse mês é esperado que a composição passe a levar passageiros. É só essa a notícia mesmo, é que é para os mais fanáticos por trens!

Seguindo no tema, mas sobre CPTM e Metrô de São Paulo: você sabia que as duas empresas foram premiadas por suas operações? A CPTM ganhou o prêmio na categoria “Melhor Operadora do Sistema Metropolitano”. Essa premiação é de uma revista do setor. Já o Metrô foi apontado como “Melhor Serviço Público da cidade”, segundo o jornal Folha de São Paulo. A gente fica feliz e admira a dedicação dos trabalhadores dessas empresas. E você, também acha que elas brindam um serviço de excelência? Conta pra gente!

E a gente sempre fala de cidades aqui no VozTrólebus, e sistemas de transportes podem ser usados como agentes requalificadores do espaço urbano, ou seja, eles têm o poder de modificar o espaço urbano da cidade e mudar o modo de vida da população local. E por isso achamos que uma das notícias positivas da semana é que o VLT da Baixada Santista deve ganhar uma nova linha em Santos. Mas quem habita perto da futura linha terá que ter paciência: o prefeito da cidade, Rogério Santos, articula uma mudança na legislação para que as obras possam ser realizadas durante a madrugada, para acelerar o projeto do que será a segunda linha, entre a estação Conselheiro Nébias ao bairro Valongo.
Um barulho de ruído em prol da mobilidade!

E para finalizar: uma notícia não tão fresca, mas boa!
Foi revelada a imagem do primeiro veículo do People Mover que fará a ligação entre o trem da CPTM e os terminais de embarque no aeroporto de Guarulhos. O “termo” People Mover é utilizado para o transporte automático em pequenas distâncias, e com poucos passageiros por hora e sentido. O sistema usa a tecnologia Aeromóvel, onde compressões de ar são utilizadas para dar movimento aos trens. Bem legal, né? A gente fez uma matéria sobre isso, que está no site. Dá uma olhada lá! Valeu, até semana que vem!

Sobre o autor do post

Editor convidado

Via Trolebus