A Alstom informou nesta terça que assinou contrato com a ViaMobilidade, concessionária das Linhas 8 e 9 do Sistema de Trens Metropolitanos de São Paulo, para adequar o Sistema de Supervisão e Controle de Tráfego da linha 9-Esmeralda e implementar o Controle Local para o Sistema Automático de Trens (ATO — Automatic Train Operation) na estação Osasco. As atividades serão implantadas até maio de 2025.
A fabricante será responsável pela alteração da arquitetura da interface entre o Centro de Controle Operacional (CCO) da Linha 9-Esmeralda e da linha 8-Diamante, devido a um novo intertravamento implementado pela ViaMobilidade na linha 8.
As alterações de via no trecho têm como objetivo permitir que os trens da Linha 9 realizem manobras pós-estação e operar na estação Osasco com sistema ATO. Para isso, será contemplada adequação de um novo canal de comunicação no CCO da linha 9.
Também está sendo considerada a integração no sistema de sinalização dos novos 36 trens adquiridos pela operadora e que estão sendo produzidos na fábrica da Alstom em Taubaté (SP). Tratam-se dos trens da série 8900.
Os serviços compreendem o desenvolvimento e adaptação de software, a elaboração das especificações técnicas e listas de materiais, equipamentos e sobressalentes, bem como os serviços de inspeção de materiais, projetos de instalação, testes e comissionamento, liberação operacional, além da elaboração de manuais de operação e manutenção.