Ônibus

BRT-ABC deve correr por faixa de domínio da CPTM

Um “Despacho Autorizatório” de 28 de abril de 2023, publicado pelo Diário Oficial da prefeitura de São Paulo estabelece um convênio entre a administração municipal da capital paulista e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU para implantação do BRT ABC, que vai ligar São Bernardo do Campo e as estações Tamanduateí e Sacomã.

O corredor de ônibus foi anunciado no lugar da Linha 18-Bronze do metrô em 2019, mas está com as obras atrasadas. Além de ter menor capacidade em relação ao monotrilho proposto, ser mais lento e desconectado da tarifa da malha metroferroviária, o projeto do BRT está atrelado a um contrato que está sob julgamento no Supremo Tribunal Federal. A Ação Direta de Inconstitucionalidade 7048 questiona a renovação da concessão do Corredor ABD, além da construção do BRT-ABC. A relatora do caso, a Ministra Carmém Lúcia, propôs a anulação de dois decretos do governo do estado de São Paulo que permitiram que concessionária assumisse vários sistemas de ônibus, incluindo o BRT ABC, sem licitação

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Já o despacho da semana passada revela o caminho que será feito pelo BRT. O documento cita que o convênio “tem como objetivo a Cooperação Técnica e Apoio Recíproco para o desenvolvimento e a execução conjunta das ações necessárias para a implantação do BRT-ABC, parte integrante do Sistema Integrado Metropolitano da Região Metropolitana de São Paulo – SIM RMSP, que compreende o trecho do novo viário a ser implantado na margem esquerda do Ribeirão dos Meninos (no sentido São Bernardo do Campo – São Paulo) entre a junção do Ribeirão dos Couros com o Ribeirão dos Meninos, onde se encontra a divisa dos municípios de São Bernardo do Campo e São Paulo, transpondo a Avenida Almirante Delamare e Avenida Presidente Wilson, seguindo pela faixa de domínio da CPTM até o Terminal Tamanduateí junto à estação Tamanduateí do Metrô/CPTM daí seguindo pela Rua Aida, Rua do Grito e Avenida das Juntas Provisórias até o Terminal Sacomã.

O BRT terá 20 estações de parada e três terminais, uma frota de 82 ônibus elétricos e articulados, com 23 metros e ar-condicionado. A expectativa é de que o percurso entre o Terminal São Bernardo e o Terminal Sacomã, na capital, seja feito em 40 minutos na modalidade expressa.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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