VozTrólebus

VozTrólebus: resumo semanal da mobilidade (de 24 a 28 de abril)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção ViaTrolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

Oi! A gente vai começar falando de trem, com a notícia mais impactante da semana: que foi a desistência da SuperVia na operação dos trens metropolitanos cariocas. A concessão começou lá em 98, com a promessa de melhorias no sistema, o que não ocorreu. A malha do Rio nunca voltou a transportar mais de um milhão de usuários/dia, número registrado nos anos 80, e sofre até hoje com problemas sérios: como grandes intervalos, descarrilamentos e estações sob domínio do crime organizado, sem falar na passagem de R$ 7,40, a mais cara de um trem metropolitano no Brasil.

Falando ainda em trem, no último final de semana foi divulgado amplamente pela mídia que o governo do Estado iria estudar a ida do Expresso Turístico (que atende as regiões Metropolitanas de São Paulo e Jundiaí) até Aparecida. Faltou combinar com os russos. Tanto a concessionária de trens de carga, a MRS, que administra o trecho entre a Grande SP e o Vale do Paraíba, quanto a associação que preserva os veículos informaram que desconhecem o projeto. No final, a própria CPTM acabou descartando o atendimento no momento.

Ainda falando em São Paulo, infelizmente a cidade teve seu primeiro semestre com mais mortes no trânsito desde 2016, segundo o Infosiga, sistema de monitoramento do governo estadual. Nesses 90 dias, foram 209 vítimas fatais, isso significa que houve ao menos, em média, 2 mortes por dia no trânsito da cidade. Do total de vítimas, 40% eram motociclistas e 33% pedestres. Assustador, né? Uma das explicações é o aumento da frota de motos na cidade, que, segundo o IBGE, saltou de 895 mil em 2016 pra quase 1 milhão de 200 no ano passado, o que representa um incremento de 30%. Segundo o jornal Folha de São Paulo, uma das estratégias adotadas pela prefeitura pra reduzir a mortalidade de motociclistas será a ampliação das faixas azuis em vias com alto índice de acidentes. A faixa azul é um corredor viário exclusivo pra motos, que está em funcionamento há um ano e que tem índice zero de fatalidades.

Seguindo em segurança viária, essa próxima segunda já é maio, justamente o mês em que o tema central no mundo mobilidade é a segurança no trânsito. O Maio Amarelo é um movimento internacional, apartidário, de conscientização para redução de acidentes de trânsito, e que tem como objetivo chamar a atenção da população pro alto índice de mortes e feridos nas ruas e estradas. A gente aproveita o tema para dar algumas dicas básicas, mas que nem sempre são seguidas, então aqui vai: se beber não dirija, use sempre o cinto de segurança, inclusive na parte de trás dos veículos, nunca mexa no celular ao volante e a preferência é sempre do pedestre e do ciclista. Lembre-se: o maior protege o menor.

E a gente gosta de terminar com notícia boa, né? Você vai de transporte coletivo até o Aeroporto de Guarulhos? Pois bem, a gente conversou com o presidente da CPTM e ele contou que o Expresso Aeroporto, o trem que liga o centro da cidade de São Paulo até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, vai ser estendido até a Barra Funda no segundo semestre. Atualmente o percurso vai da Luz até a estação Aeroporto Guarulhos. Nunca fez o trajeto? A gente recomenda: é rápido, seguro e barato!

Sobre o autor do post

Editor convidado

Via Trolebus