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Trens Regionais

Trem entre São Paulo e Campinas terá assentos marcados e dez “desvios”

Operando em via única entre Barra Funda e Jundiaí, o Trem InterCidades que vai ligar São Paulo até Campinas deve contar com dez desvios para a transposição de composições em diferentes sentidos.

De acordo com o edital de licitação, o serviço expresso circulará em via exclusiva entre a Estação Barra Funda e a Estação Jundiaí. Essa via será singela com “sidings” em pontos projetados para permitir cruzamentos com os trens em sentido contrário, conforme plano de vias apresentado a seguir:

Edital do Trem InterCidades

Sidings é o termo técnico para desvios. No trecho entre Jundiaí e Campinas, o trem expresso compartilha vias com o Trem InterMetropolitano, serviço parador entre as duas cidades.

Edital do Trem InterCidades

Assentos marcados

O edital ainda aponta que o serviço expresso interligará São Paulo a Campinas com parada intermediária em Jundiaí. Portanto efetuará
paradas em somente três estações: Barra Funda, Jundiaí e Campinas. Na estação Barra Funda terá controle de acessos à plataforma diferenciados da Linha 7-Rubi, nas estações Jundiaí e Campinas, terá controle de acessos à plataforma diferenciados do Trem InterMetropolitano, pois transportará passageiros somente sentados. Isso significa que os bilhetes de acesso serão agendados com data e hora de embarque, bem como o número do assento no correspondente carro do trem.

Prazos

Durante uma comitiva formada por membros do Governo do Estado, que viajou entre São Paulo e Campinas de trem, o secretário de investimentos e parcerias, Rafael Benini, falou a respeito de prazos para operação de trem que vai ligar as duas cidades.

edital de licitação foi lançado na semana passada, e os trens poderão ter velocidade máxima de 140 km/h, de acordo com o documento.  De acordo com declarações de Benini, o prazo para o TIM é para 2029 e o Trem Expresso é para 2031. O segundo deve transportar uma média de 60 mil passageiros por dia, e o intervalo no pico poderá ser de 15 minutos.

O leilão deve ocorrer no final de novembro de 2023.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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