O Ministério dos Transportes em publicação no Diário Oficial da União (DOU), lançou o aviso de licitação do lote 7 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), que deve permitir a elaboração do projeto executivo de engenharia e a execução dos serviços remanescentes.
Segundo o comunicado, as empresas interessadas podem apresentar suas propostas no Portal de Compras do Governo Federal. As ofertas serão conhecidas em 16 de junho, às 10h. Em seguida, a vencedora da licitação será habilitada pela Infra S.A. – empresa pública responsável pelo certame – e assinará o contrato para o início do empreendimento.
A ferrovia vai integrar as regiões Oeste e Leste da Bahia, melhorando a eficiência do transporte de cargas e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
O trecho de 142 quilômetros passa pelas cidades de Correntina, São Desidério e Barreiras e está em fase de acabamento. Com a contratação, serão realizadas atividades de socamento – processo em que os trilhos são ajustados ao lastro da via férrea – além do alívio da tensão dos trilhos. A estimativa é de que, quando estiver em plena operação, promova uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.