Trólebus

Trólebus da Argentina deixam de operar por calor

A cidade de Rosário, na Argentina, teve uma linha de trólebus suspensa por conta do clima. De acordo com publicação do La Capital, os 12 carros da linha que foram fabricados em terras geladas russas, não podem operar porque não se adaptam ao calor argentino.

A cidade comunicou que “devido às elevadas temperaturas registadas na cidade nos últimos dias, que geraram ou sobreaqueceram as baterias que permitem o funcionamento autónomo de dois carrinhos, temporariamente e até que o calor diminua, no oferta da Linha Q será substituída por outros dois serviços com trajeto similar”.

Aposentadoria e conversão

De acordo o site Urban Transport Magazine, para substituir a atual frota de trólebus Marcopolo da linha principal K, que estão em operação desde 1994, mas foram construídos em 1988, estão previstos 20 ônibus a diesel convertidos na cidade.

Por falar no corredor de trólebus do ABD, os veículos que serão aposentados na Argentina são “irmãos” dos coletivos Marcopolo Torino G4, operacional no BRT intermunicipal na Grande São Paulo. Os daqui seguem operacional.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Já sobre os convertidos, os veículos escolhidos são ônibus a diesel Metalpar Iguazú de 11 anos com chassis Mercedes-Benz OH 1618 SB, que serão totalmente reformados e equipados com equipamentos elétricos.

Mariano César Antenor

Os trólebus Marcopolo, que estão em operação desde a reabertura da rede, há 28 anos, tiveram um bom desempenho, mas já estão chegando ao fim de sua vida útil, apesar de uma grande reforma entretanto realizada. Todos eles já percorreram bem mais de 1 milhão de quilômetros em serviço.

Trólebus Marcopolo

Estes veículos, assim como os do ABC Paulista, foram originalmente construídos para a nova operação nunca inaugurada em Belo Horizonte. Os que rodam na Grande São Paulo, chegaram a operar em São Paulo pela extinta Eletrobus. Rodaram em linhas como na 2100 e 342M.

Os trólebus Russos adquiridos em 2017 pelo fabricante russo Trolza, e que não suportaram o calor dessa semana, devem ser aposentados. os veículos apresentaram danos consideráveis ​​na carroceria, incluindo rachaduras, e após pouco tempo tiveram que ser consertados por um alto custo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus