Renato Lobo | Via Trolebus
Trem de Carga

Ministro dos Transportes defende novo modelo para ferrovias

O novo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), quer um novo modelo para ampliar a malha ferroviário no Brasil, de acordo com entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).

O novo titular da pasta falou sobre a participação do setor privado na expansão da rede que representa apenas 20% do transporte de cargas no país. Renan Filho disse que o estado poderá participar de implantações.

“O ideal era que os projetos de concessão fossem exclusivamente privados. Entretanto, entre alguns segmentos, ainda não há viabilidade. Então o público não pode se eximir da responsabilidade de estudar a possibilidade de participar. Esse é o caminho que deve acontecer. Esperamos construir condições para ter um modelo novo”, disse o ministro.

Renan ainda citou as renovações antecipadas de contratos de concessão de ferrovias, instrumento que, segundo ele, deve continuar, desde que “signifique também um benefício robusto para a sociedade”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus