Recordar é viver

O trem de passageiros entre Porto Alegre e a fronteira da Argentina

Uruguaiana é um município brasileiro situado no extremo ocidental do estado do Rio Grande do Sul. Está situado no limite entre o Brasil e a Argentina. A partir de Porto Alegre, são cerca de 8 horas de viagens em mais de 600 quilômetros de distância.

Mas no passado, o passageiro poderia viajar pelas duas localidades por meio de trem. Trata-se da A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana, que de acordo com o site Estações Ferroviárias, foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul).

Em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela Rede Ferroviária Federal – RFFSA.

Segundo a publicação, durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km.

O serviço, que teve os trens húngaros em operação, deixou de operar em 2 de fevereiro de 1996. Atualmente o trecho é usado por composições cargueiras.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus